Os estudantes com paralisia cerebral e as tecnologias assistivas em sala de recurso multifuncional

Autores

  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Xavier Siqueira UEMS/SEMED/CG

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar o uso da Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com paralisia cerebral em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Para consecução da pesquisa, recorreu-se à aplicação de questionário a sete professoras de SRM. A análise dos resultados coletados foi realizada por meio da triangulação dos dados, com a articulação do que é preconizado na legislação, na literatura especializada e na percepção das professoras. Os resultados apontaram que as atividades propostas nas SRMs são desempenhadas com a ajuda de recursos de TA, visto que contribuem para a escolarização de alunos com paralisia cerebral e se constituem em ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, a falta desses recursos ou do conhecimento de como utilizá-los pode trazer prejuí­zos ao desenvolvimento dos alunos, o que mostra a necessidade de formação continuada. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.

Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

Neres, C. C., & Siqueira, C. X. (2020). Os estudantes com paralisia cerebral e as tecnologias assistivas em sala de recurso multifuncional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 176–195. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8180

Edição

Seção

Artigos