Práticas de ensinar a distância em cursos presenciais
Resumo
Resumo A necessidade de se problematizar a inserção das tecnologias contemporâneas nos processos educacionais exige um exame crítico das questões que envolvem as relações que se estabelecem entre sujeitos em práticas educativas nas quais as tecnologias de informação e comunicação (TICs) se fazem presentes. Nesse sentido, a pesquisa Formação de Professores e Educação a Distância - produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, com financiamento do CNPq, investigou o desenrolar de práticas educativas na implantação de disciplinas, parcialmente a distancia, em cursos de graduação presenciais. Neste trabalho, apresentamos os resultados e discussões do processo de avaliação da implantação de 20% da carga horária da disciplina Leitura e Produção de Imagens do curso de licenciatura em pedagogia da UNIRIO, focalizando: condições de funcionamento; produção dos materiais didáticos; práticas realizadas pelos atores sociais envolvidos, buscando perceber como são estabelecidas redes de conhecimento entre sujeitos. Os documentos analisados foram: gravações e transcrições das reuniões de produção do material; caderno de registros do professor; relatório das diferentes formas de comunicação. As categorias analíticas utilizadas foram construídas considerando a literatura da área e a compreensão de documentos oficiais. São elas - infra-estrutura de apoio, material didático e interação entre alunos e professores. As análises mostram que o desenrolar das diversas práticas possibilita aos estudantes e professores participar de práticas da cibercultura, vivenciando aspectos que os colocam em condições de criticar e de decidir que caminhos percorrer. Palavras-chave: educação a distância; formação de professores; tecnologias de informação e comunicação.Downloads
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