O aplicativo BrailleÉcran e suas contribuições na aprendizagem de discentes cegos: reflexões suscitadas a partir dos processos de lí­ngua/linguagem

Autores

  • Lilian Cristina dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás
  • Joyce Siqueira Universidade de Brasí­lia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para a aprendizagem significativa de discentes cegos, com ênfase no uso do aplicativo BrailleÉcran, sendo este aliado às teorias relativas aos processos de lí­ngua/linguagem. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Para tanto, recorremos, dentre outros, aos seguintes autores: Siqueira (2017), Bakhtin (1997), Bersch (2017) e Santos (2019). Ao decorrer deste artigo, abordamos caracterí­sticas inerentes ao aplicativo BrailleÉcran, que possibilita a digitação de textos em smartphones, utilizando o Sistema Braille. Os resultados provenientes da pesquisa apontam que, por propiciar maior praticidade e autonomia aos discentes cegos, no sentido de permitir a utilização do smartphone para a realização de atividades escolares, como, por exemplo, leitura de textos e digitação por meio do Sistema Braille, a utilização do aplicativo BrailleÉcran, aliada aos processos de lí­ngua/linguagem, enquanto processo de interação, poderá elevar significativamente o ní­vel de aprendizagem dos indiví­duos cegos. Palavras-chave: BrailleÉcran. Discentes cegos. Lí­ngua/linguagem. Tecnologia Assistiva.

Biografia do Autor

Lilian Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestra pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Gestão em saúde e em Psicopedagogia Institucional e Clí­nica. Psicóloga. Pedagoga. Docente vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), da UEG. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7226-0210 E-mail: lilianpsi2012@gmail.com

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Polí­ticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IEL/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Campus Inhumas. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2213-7281

Joyce Siqueira, Universidade de Brasí­lia

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós-graduada em Orientação a Objeto em Internet pela Uni-Anhanguera e Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasilia. Docente na Universidade Católica de Brasí­lia. E-mail: joycitta@gmail.com Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0246-8443

Downloads

Publicado

15-09-2020

Como Citar

Santos, L. C. dos, Reis, M. B. de F., & Siqueira, J. (2020). O aplicativo BrailleÉcran e suas contribuições na aprendizagem de discentes cegos: reflexões suscitadas a partir dos processos de lí­ngua/linguagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 278–293. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7935

Edição

Seção

Artigos