O aplicativo BrailleÉcran e suas contribuições na aprendizagem de discentes cegos: reflexões suscitadas a partir dos processos de língua/linguagem
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para a aprendizagem significativa de discentes cegos, com ênfase no uso do aplicativo BrailleÉcran, sendo este aliado às teorias relativas aos processos de língua/linguagem. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Para tanto, recorremos, dentre outros, aos seguintes autores: Siqueira (2017), Bakhtin (1997), Bersch (2017) e Santos (2019). Ao decorrer deste artigo, abordamos características inerentes ao aplicativo BrailleÉcran, que possibilita a digitação de textos em smartphones, utilizando o Sistema Braille. Os resultados provenientes da pesquisa apontam que, por propiciar maior praticidade e autonomia aos discentes cegos, no sentido de permitir a utilização do smartphone para a realização de atividades escolares, como, por exemplo, leitura de textos e digitação por meio do Sistema Braille, a utilização do aplicativo BrailleÉcran, aliada aos processos de língua/linguagem, enquanto processo de interação, poderá elevar significativamente o nível de aprendizagem dos indivíduos cegos. Palavras-chave: BrailleÉcran. Discentes cegos. Língua/linguagem. Tecnologia Assistiva.Downloads
Publicado
15-09-2020
Como Citar
Santos, L. C. dos, Reis, M. B. de F., & Siqueira, J. (2020). O aplicativo BrailleÉcran e suas contribuições na aprendizagem de discentes cegos: reflexões suscitadas a partir dos processos de língua/linguagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 278–293. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7935
Edição
Seção
Artigos