Ensino do uso de um dispositivo de entrada para computador a um adulto com paralisia cerebral

Autores

  • Isabela de Oliveira Teixeira Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Garcia Gonçalves Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lúcia Rossito Aiello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20200116

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o efeito do ensino do uso de um dispositivo de entrada para acesso ao computador no desempenho de um adulto com Paralisia Cerebral quanto ao uso desse dispositivo. O procedimento consistiu na avaliação de três dispositivos de entrada. No ensino de como utilizá-los, foi feito uso de Delineamento de Múltiplas Sondagens, consistindo em atividades de interesse do participante, programadas no software PowerPoint, considerando as diferentes funções do dispositivo de entrada (rastreamento, seleção e acionamento). O dispositivo selecionado para o ensino foi o teclado/mouse RCT-Barban. O critério de aprendizagem foi de 80% de respostas independentes em cada fase de ensino. Os resultados mostraram que o ensino foi eficaz para a aprendizagem do uso do dispositivo, mostrando-se relevante para o desenvolvimento de estratégias de ensino para o uso de dispositivos de entrada para computador às pessoas com Paralisia Cerebral, assim como para outros recursos de Tecnologia Assistiva. Palavras-chave: Acesso ao computador. Dispositivos de entrada. Educação Especial. Paralisia Cerebral. Tecnologia Assistiva.

Downloads

Publicado

15-09-2020

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)