Placas Algébricas: recurso didático na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática

Autores

  • Márcia Regina Silva Berbetz Universidade Federal do Paraná
  • Anderson Roges Teixeira Góes Universidade Federal do Paraná

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar e discutir a utilização de um recurso didático na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem. Tal material foi desenvolvido considerando o ensino da Álgebra do 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública de Curitiba, num ambiente de sala de aula em que há estudante cego, procurando proporcionar a educação inclusiva. Com esse material, por meio de atividades realizadas, foram produzidos dados que possibilitam a descrição de aspectos das Placas Algébricas em relação à perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem e como recurso promotor de aprendizagem. As análises mostram que o uso das Placas Algébricas proporcionou oportunidades flexí­veis de uso e de aprendizagem por todos os estudantes, bem como, o engajamento em prol da educação inclusiva. Assim, a pesquisa contribui para a discussão da real inclusão de estudantes com necessidades especiais. Palavras-chave: Desenho Universal para Aprendizagem; Educação inclusiva; Educação matemática.

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Publicado

08-07-2020

Como Citar

Berbetz, M. R. S., & Góes, A. R. T. (2020). Placas Algébricas: recurso didático na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 331–351. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7925

Edição

Seção

Artigos