A negação da infância: experiências e sentidos

Autores

  • Luciana Garcia de Lima UBC
  • Rosemary Roggero UBC

Resumo

O artigo considera o conceito de infância como sendo histórica e socialmente construí­do e o tema como ponto de partida para a elaboração de um pensamento crí­tico de contornos contemporâneos. Conhecer como a sociedade atual delineia a infância ajuda a melhor compreender a própria criança e as expectativas dos adultos em relação a ela, que, às vezes, impõem modelos e situações contraditórias. Para compreender os elementos que contribuem para a negação da infância na sociedade contemporânea, utilizamos a metodologia das histórias de vida narradas por pais, avós e professores. Os depoimentos apontam para vários fatores que dificultam, quando não negam mesmo, a subjetividade, desde a infância, por meio de padrões sociais que enfatizam o consumo e o sucesso econômico como critérios de inclusão social. Palavras-chave: Negação da infância. Pós-modernidade. Histórias de vida.

Publicado

04-02-2020

Como Citar

Lima, L. G. de, & Roggero, R. (2020). A negação da infância: experiências e sentidos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7784

Edição

Seção

Artigos