O Programa Nova Escola e a prática pedagógica do Ensino Médio em escolas públicas do Rio de Janeiro: uma visão de professores de matemática

Autores

  • Claudio Fernandes da Costa UERJ

Resumo

Buscamos abordar os impactos curriculares do Programa Nova Escola (PNE) no perí­odo de 2000 a 2006, evidenciando-o como uma das principais polí­ticas educacionais já implantadas no Rio de Janeiro. Escolhemos estudá-lo mais sob a ótica de seus objetivos e implicações pedagógicas, e menos sobre os aspectos polí­ticos que o caracterizaram. Para tal, analisamos documentos teórico-pedagógicos oficiais, principalmente sobre o PNE, mas também sobre outras avaliações estaduais e nacionais. Também tomamos como base pressupostos teóricos de autores que desenvolvem a temática das polí­ticas de avaliação, como Najjar (2004), Bonamino (2000; 2004), Brooke (2006) e Ball (2005), e de outros que estudam temas correlatos como Currí­culo - Lopes (2008), Macedo (2002; 2004) -, e Aprendizagem - Mamede-Neves (2003). Por fim, balizamos nossa análise em pesquisa realizada por Costa (2008), com professores de matemática, sobre os possí­veis impactos das concepções do PNE nas práticas docentes. Neste sentido, a metodologia adotada implica abordar o PNE como causa, considerando os objetivos e impactos desejados sobre a prática pedagógica, mas também como efeito, observando a mediação exercida pelos professores sobre a efetiva realização desses objetivos. Concluí­mos que no campo curricular, mas também no ético-polí­tico, a experiência "pioneira" do Programa Nova Escola, calcada em responsabilização e "incentivos", não se deu em mão única, mas foi marcada pela influência recí­proca entre as ações da polí­tica e a prática dos professores. Portanto, avaliamos que esta experiência deve servir de referência para balizar a reflexão sobre as polí­ticas de avaliação dos sistemas de ensino. Palavras chave: avaliação de sistemas escolares; impactos curriculares; práticas pedagógicas.

Publicado

04-02-2020

Como Citar

Costa, C. F. da. (2020). O Programa Nova Escola e a prática pedagógica do Ensino Médio em escolas públicas do Rio de Janeiro: uma visão de professores de matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7783

Edição

Seção

Artigos