O uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem da matemática - resultados do desenvolvimento de um produto educacional

Autores

  • Priscila Baumgartel Universidade Regional de Blumenau
  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210119

Resumo

Este artigo discute a estruturação e aplicação de um produto educacional desenvolvido do âmbito de um Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. O objetivo desse trabalho foi de verificar como a utilização de jogos didáticos pode contribuir no desenvolvimento do cálculo mental, em especial organizando uma sequência didática, para os jogos utilizados, baseada na problematização das jogadas. Apresenta-se um dos jogos que foram desenvolvidos bem como os resultados da análise de sua aplicação em uma turma de estudantes com dificuldades de aprendizagem em Matemática. Os resultados indicam que o uso de jogos contribui para uma melhoria no processo de significação dos cálculos realizados, bem como propicia maior autonomia, poder de argumentação e de autoconfiança dos estudantes. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino. Cálculo Mental. Produto Educacional.

Biografia do Autor

Priscila Baumgartel, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

http://lattes.cnpq.br/9011361495097968 Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Baumgartel, P., & Possamai, J. P. (2021). O uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem da matemática - resultados do desenvolvimento de um produto educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 308–322. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210119

Edição

Seção

Artigos