A HIPOTESE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS HEGEMӝNICAS DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Pedro Humberto Faria Campos Universidade Estácio de Sá

Resumo

Pretende-se neste ensaio examinar a hipótese, da existência de representações hegemônicas do trabalho docente, caracterizadas pela existência de elementos universais, independentes do contexto pesquisado (região do paí­s ou diferentes paí­ses). Em hipótese estas representações seriam constituí­das por elementos vindos da "cultura geral", e sem influência da formação recebida. Esta afirmação toma maior importância:(1), uma vez que começam a se multiplicar os textos não somente se referindo à existência de uma "representação hegemônica do trabalho docente" como um fato, como também articulando estas realidades simbólicas constituí­das, com outras abordagens e campos. Tudo se passa como se uma análise feita em um dado momento acerca de um conjunto de circunscritos a uma intencionalidade de pesquisa (rede de pesquisadores, adotando um objeto e uma estratégia delimitada de investigação) fosse o suficiente para se atestar a existência de "representações hegemônicas". Portanto, o presente trabalho se propõe: a) examinar os dados encontrados em um conjunto de pesquisas empí­ricas, avaliando se eles apontam para a confirmação ou não da existência de elementos "universais"; b) examinar teoricamente a pertinência de se pleitear as "representações hegemônicas", no interior mesmo do pensamento de S. Moscovici e do campo da TRS; c) discutir, a partir de um texto de Durkheim, a formação das instâncias coletivas profissionais, frente ao conceito de grupo e de instituição. Finalmente o trabalho retoma a importância de realizar estudos de ancoragem dos conteúdos encontrados até o presente, conduzindo a reflexões que problematizem o impacto do contexto institucional (a escola) na dinâmica da representação social do trabalho docente. Palavras-chave: trabalho docente. Representação social. Representações coletivas. Grupos sociais. Escola.

Biografia do Autor

Pedro Humberto Faria Campos, Universidade Estácio de Sá

Professor UNESA, PPGE, RSPE

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Publicado

10-12-2013

Como Citar

Campos, P. H. F. (2013). A HIPOTESE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS HEGEMӝNICAS DO TRABALHO DOCENTE. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(22), 60–78. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/777

Edição

Seção

Artigos