Um olhar para a formação em Artes visuais no Brasil do século XIX: raí­zes históricas

Autores

  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar o contexto de formação em artes visuais no século XIX no Brasil, tendo em vista os referenciais europeus que influenciaram o perí­odo e a realidade brasileira. O século em questão foi muito significativo para o contexto do desenvolvimento das artes visuais no Brasil, tendo em vista a fundação da Academia Imperial de Belas Artes em 1826, no Rio de Janeiro; que mais tarde se tornou a Escola Nacional de Belas Artes. Para os propósitos da pesquisa, utilizou-se primordialmente como referencias teóricos os estudos de Pereira (2008), Barbosa (1978), Schwarcz (2002), Campofiorito (1983), Lima (2007), entre outros. A pesquisa, quanto à abordagem, caracteriza-se por qualitativa e com base nos procedimentos técnicos utilizados é de caráter bibliográfico. Por meio do estudo verificou-se que o século XIX foi determinante para o desenvolvimento das artes visuais e da cultura no Brasil, tendo em vista todas as mudanças polí­ticas, econômicas e sociais ocorridas neste perí­odo a partir da vinda da famí­lia real portuguesa para o paí­s. Destaca-se também que a atuação da Academia Imperial de Belas Artes foi bastante significativa em relação ao ensino oficial das Artes Visuais no século XIX, de linhagem neoclássica, e também no que se refere à participação nos salões de arte e premiações. Palavras-chave: Artes visuais, cultura, educação.

Biografia do Autor

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Educação. Mestre em Artes e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atua com a área de Educação Especial e Artes.

Publicado

29-11-2013

Como Citar

Sofiato, C. G. (2013). Um olhar para a formação em Artes visuais no Brasil do século XIX: raí­zes históricas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 186–208. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/766

Edição

Seção

Artigos