Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia
Resumo
O texto reflete sobre as práticas educativas da pajelança em uma ilha da Amazônia, Colares/PA, ao tomar como base as narrativas do sujeito mediador dessas práticas, o pajé, sua trajetória de vida e os saberes circulados no interior do terreiro. Resulta de uma pesquisa etnográfica pautada na metodologia da história oral, por meio da observação em campo e de entrevistas semiestruturadas. Do ponto de vista teórico, inspira-se nos pressupostos da história cultural em diálogo com a decolonialidade, ao pensar essa história de sujeitos e seus saberes até então subalternizados pela ciência moderna ocidental. Apontamos para uma pedagogia cultural no terreiro fincada na ancestralidade e nas relações cotidianas, que compreendem espaços diversos de aprendizagem, para além da escola, como as matas e fundos de rios, bem como para sujeitos não humanos de educação, a exemplo dos seres encantados. Palavras-chave: Pajelança. Resistência. Práticas Educativas. Saberes Ancestrais. Pedagogia Decolonial.Downloads
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