Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia
Resumo
O texto reflete sobre as práticas educativas da pajelança em uma ilha da Amazônia, Colares/PA, ao tomar como base as narrativas do sujeito mediador dessas práticas, o pajé, sua trajetória de vida e os saberes circulados no interior do terreiro. Resulta de uma pesquisa etnográfica pautada na metodologia da história oral, por meio da observação em campo e de entrevistas semiestruturadas. Do ponto de vista teórico, inspira-se nos pressupostos da história cultural em diálogo com a decolonialidade, ao pensar essa história de sujeitos e seus saberes até então subalternizados pela ciência moderna ocidental. Apontamos para uma pedagogia cultural no terreiro fincada na ancestralidade e nas relações cotidianas, que compreendem espaços diversos de aprendizagem, para além da escola, como as matas e fundos de rios, bem como para sujeitos não humanos de educação, a exemplo dos seres encantados. Palavras-chave: Pajelança. Resistência. Práticas Educativas. Saberes Ancestrais. Pedagogia Decolonial.Downloads
Publicado
28-02-2020
Como Citar
Nogueira, T. T., & Albuquerque, M. B. B. (2020). Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 258–277. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7113
Edição
Seção
Seção temática