Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia

Autores

  • Thaís Tavares Nogueira Universidade do Estado do Pará
  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque Universidade do Estado do Pará

Resumo

O texto reflete sobre as práticas educativas da pajelança em uma ilha da Amazônia, Colares/PA, ao tomar como base as narrativas do sujeito mediador dessas práticas, o pajé, sua trajetória de vida e os saberes circulados no interior do terreiro. Resulta de uma pesquisa etnográfica pautada na metodologia da história oral, por meio da observação em campo e de entrevistas semiestruturadas. Do ponto de vista teórico, inspira-se nos pressupostos da história cultural em diálogo com a decolonialidade, ao pensar essa história de sujeitos e seus saberes até então subalternizados pela ciência moderna ocidental. Apontamos para uma pedagogia cultural no terreiro fincada na ancestralidade e nas relações cotidianas, que compreendem espaços diversos de aprendizagem, para além da escola, como as matas e fundos de rios, bem como para sujeitos não humanos de educação, a exemplo dos seres encantados. Palavras-chave: Pajelança. Resistência. Práticas Educativas. Saberes Ancestrais. Pedagogia Decolonial.

Biografia do Autor

Thaís Tavares Nogueira, Universidade do Estado do Pará

Pedagoga (UFPA); Mestra em Educação (UEPA); Especialista em Educação (SEDUC-PA); Pesquisadora de História da Educação na Amazônia (GHEDA-UEPA); Integra a Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia - RPPDA.

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA; Coordena o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) e participa da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Nogueira, T. T., & Albuquerque, M. B. B. (2020). Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 258–277. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7113

Edição

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