Quem são elas e o que querem? Perfil de mulheres privadas de liberdade, alunas da Educação de Jovens e Adultos de uma penitenciária carioca

Autores

  • Iamni Torres Jager Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Velfe Hollandino de Oliveira Júnior Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Marcio Roberto Antunes Ferreira Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Andre Luiz Silva Mello Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210037

Resumo

O presente artigo expõe uma pesquisa realizada em uma unidade escolar inserida em uma penitenciária feminina da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram colhidos através de observações etnográficas do cotidiano escolar e de um questionário aplicado em 42 alunas da unidade, segundo a metodologia Survey. O objetivo do trabalho foi traçar um perfil das alunas que frequentam a unidade escolar, coletando informações quanto à idade, à etnia/raça/cor, ao grau de escolaridade; se possuí­am ou não filhos; sobre as acusações criminais que as levaram ao encarceramento, ví­nculos de trabalho anteriores, uso ou não de medicamentos antidepressivos e drogas, crenças; se recebem visitas ou alguma forma de apoio familiar, e suas motivações para frequentar uma unidade escolar. Os resultados obtidos, quando possí­vel, foram cruzados com dados disponibilizados pelo governo federal. Palavras-chave: Educação prisional. Mulheres presas. Privação de liberdade. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Iamni Torres Jager, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

É Bacharel e Lincenciada em Ciências Biológicas (UNESA-2010). Professora de Biologia da Secretaria Estadual de Educacão do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Orientação Educacional (UERJ- 2018) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET-2018). Atua desde 2013 na educação de mulheres privadas de liberdade. É membro do Núcleo de Investigação em Ensino, História da Ciência e Cultura (NIEHCC) do CEFET-RJ. Sua área de interesse e pesquisa são as relações entre ensino de ciências e gênero, direitos humanos no ensino de ciências, história cultural da ciência, como foco nas relações étnico-raciais e de gênero e educacão prisional.

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Publicado

27-04-2020

Como Citar

Jager, I. T., Oliveira Júnior, V. H. de, Ferreira, M. R. A., & Mello, A. L. S. (2020). Quem são elas e o que querem? Perfil de mulheres privadas de liberdade, alunas da Educação de Jovens e Adultos de uma penitenciária carioca. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 182–203. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210037

Edição

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Seção temática