Legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica

Autores

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo analisa a legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica no contexto da sociedade globalizada e do conceito de esfera pública de Jí¼rgen Habermas. Metodologicamente, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica, em especial ao fazermos a análise da legislação educacional que se encontra na base das polí­ticas públicas de formação de professores para a Educação Básica. A análise dessa legislação desvela um conjunto de contradições entre a esfera pública do sistema e a do mundo da vida no processo de formação de professores para a Educação Básica. Entre essas contradições, cabe destacar a polí­tica pública de formação de professores que, no iní­cio do século XXI, contribuiu para a reestruturação e o fortalecimento das licenciaturas. Já na segunda metade da década de 2000, essas contradições na legislação educacional e nas polí­ticas públicas brasileiras fizeram-se presentes na esfera pública, especialmente nas polí­ticas públicas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, ao optar-se pela Educação a Distância como polí­tica pública preferencial de financiamento público.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas

Possui licenciatura plena em Estudos Sociais - Habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Desde 1995 faz parte do grupo de pesquisa: Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, coordenado pelo prof. Dr. Augusto N. da S. Trivií±os da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1997 a 2011 foi professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle e de 2006 a 2011 professor pesquisador do Programa de Pos-Graduação em Educação - mestrado, da mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Na docência leciona disciplinas de Fundamentos da Educação, Metodologia da Pesquisa, Polí­ticas de Formação de Professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação entre outras e na pesquisa foca questões relacionadas as subáreas da Formação de Professores, Fundamentos da Educação, Informática na Educação e Metodologia da Pesquisa.

Publicado

17-09-2015

Como Citar

Orth, M. A. (2015). Legislação educacional para a formação de professores para a Educação Básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 176–207. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/710

Edição

Seção

Artigos