O lugar da diversidade no ensino de geografia da Amazônia

Autores

  • Luiz Augusto Mendes Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo nasce das indagações diárias vividas por um professor negro. Docente da educação básica (ensinos fundamental e médio) por um considerável perí­odo, porém hoje atuando na educação superior, ministrando disciplinas nos cursos de licenciatura em geografia, ciências sociais e pedagogia. As colocações aqui postas são reflexões que resultam da análise da desigualdade racial, social e cultural entre pessoas negras e não negras. Desse modo, propõe-se aqui indagações e contribuições às formas de pensar e de agir, para construir uma pedagogia da diversidade com base em outras formas de pensar e idealizar, mas também tornar real um ensino da geografia da Amazônia negra, indí­gena e ribeirinha. Portanto, pretende-se construir metodologias e didáticas com processos de ensino-aprendizagem que incluam toda a sociobiodiversidade da região. Palavras-Chave: Amazônia negra e indí­gena. Diversidade. Ensino de geograficidade.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Mendes, Universidade do Estado do Pará

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Doutor em geografia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador sobre espaço urbano e diversidade. Vice-coordenador do grupo de Pesquisa Território Emergentes e Redes de Resistência na Amazônia.

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Publicado

06-03-2020

Como Citar

Mendes, L. A. (2020). O lugar da diversidade no ensino de geografia da Amazônia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 342–361. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7096

Edição

Seção

Seção temática