Os processos de transmissão do saber entre o consumido e o consumado: a formação do sujeito no campo da ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210116Resumo
Este estudo se concentrará no objetivo de analisar os processos educativos institucionais que ocorrem nas contradições que mantêm o sujeito no senso comum científico ou no campo da ciência neutra, limitando os sujeitos a instrumentos na competência técnica. A pergunta central desta pesquisa é se teríamos a possibilidade de outras formas de relações na transmissão do saber científico que pudessem resultar na ruptura do senso comum científico para o estado de crítica no saber fazer no campo da ciência. O método utilizado para a construção deste estudo tem como proposição investigativa a teoria crítica, sendo esta o suporte para a análise do questionário aplicado aos alunos do curso de engenharia. Conclui-se que, ao se pensar o processo de de/formação profissional do engenheiro, dever-se-ia encontrar elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra, para constituir o sujeito reflexivo no saber fazer científico, principalmente, no trabalho do pensamento. Palavras-chaves: Educação. Formação Escolar. Ensino de Engenharia. Competência Técnica.Downloads
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