Lendo imagem na escolarização básica
Resumo
Este estudo investigou modos como a imagem possibilita ao aluno a elaboração/ formalização do texto matemático e até que ponto se constitui em alternativa à linguagem verbal. A análise focalizou modelagem e resolução de situações-problema a partir de dois diferentes textos: um predominantemente visual e o outro verbal. Partimos da premissa de que a associação de diferentes formas de aproximação de um objeto, aqui a matemática, amplia as possibilidades de conhecimento sobre o mesmo. Os resultados permitem afirmar que a imagem possibilitou ao aluno que a leitura do texto matemático resultasse numa maior familiaridade com a tarefa. Outro aspecto importante a destacar é o fato de que o bom desempenho na atividade foi registrado tanto entre alunos com alto desempenho no ano letivo quanto em alunos com baixo desempenho, em pelo menos uma das propostas apresentadas.Downloads
Publicado
12-09-2019
Como Citar
Oliveira, E., David, M. I. R., Novaes, J. A., & Rezende, N. (2019). Lendo imagem na escolarização básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(10), 107–123. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7020
Edição
Seção
Seção temática