Lendo imagem na escolarização básica

Autores

  • Esequiel Oliveira UERJ
  • Maria Ignez Rocha David UERJ
  • José Antonio Novaes UERJ
  • Nelson Rezende UERJ

Resumo

Este estudo investigou modos como a imagem possibilita ao aluno a elaboração/ formalização do texto matemático e até que ponto se constitui em alternativa à linguagem verbal. A análise focalizou modelagem e resolução de situações-problema a partir de dois diferentes textos: um predominantemente visual e o outro verbal. Partimos da premissa de que a associação de diferentes formas de aproximação de um objeto, aqui a matemática, amplia as possibilidades de conhecimento sobre o mesmo. Os resultados permitem afirmar que a imagem possibilitou ao aluno que a leitura do texto matemático resultasse numa maior familiaridade com a tarefa. Outro aspecto importante a destacar é o fato de que o bom desempenho na atividade foi registrado tanto entre alunos com alto desempenho no ano letivo quanto em alunos com baixo desempenho, em pelo menos uma das propostas apresentadas.

Downloads

Publicado

12-09-2019

Como Citar

Oliveira, E., David, M. I. R., Novaes, J. A., & Rezende, N. (2019). Lendo imagem na escolarização básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(10), 107–123. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7020

Edição

Seção

Seção temática