Os filhos e as filhas da exclusão: uma revisitação de dados e de imagens etnográficas sobre a creche na prisão

Autores

  • Adriane Matos de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sandra Maciel de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Carmen Lucia Guimarães de Mattos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Resumo

Este artigo visa a analisar as percepções das mulheres presas a respeito do atendimento socioeducacional oferecido aos seus filhos e filhas nos primeiros meses de vida no espaço prisional. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisitação de dados e imagens de pesquisas etnográficas desenvolvidas pelo Núcleo de Etnografia em Educação entre 2008 e 2013. Os dados analisados revelam especialmente que os direitos das crianças são violados por: 1) vulnerabilizar a criança e seu futuro socioeducacional, quando não é proporcionado a ela uma creche adequada conforme prevista em lei; 2) não haver o acompanhamento dos filhos e filhas das detentas fora do presí­dio. O risco socioeducacional e a vulnerabilidade dos filhos e filhas das mulheres presas e das próprias mulheres são indicadores de desigualdades e fragilidades dos sistemas carcerários para a garantia dos direitos básicos estabelecidos pelas leis brasileiras e dos direitos humanos. Palavras-chave: Creche. Educação. Exclusão. Imagem Etnográfica. Prisão.

Biografia do Autor

Adriane Matos de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ - Capes 7 (Faperj Bolsista aluno nota 10). Doutoranda em Educação pelo ProPEd / UERJ (Bolsista Faperj aluno nota 10). Doutorado Sanduí­che na Sydney School of Education & Social Work na Universidade de Sydney na Austrália sob o Programa de Doutorado Sanduí­che no Exterior financiado pela Instituição de Fomento CAPES. Associada ao grupo de pesquisa Etnografia e Exclusão em Educação do Proped/UERJ. Integrante do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) desenvolve estudos e publicações como tema central a Educação e outros temas pertinentes, tais como: imagem em Educação, imagem etnográfica, meta-etnografia, exclusão digital, exclusão, tecnologias digitais, etnografia, metodologia de pesquisa, violência escolar e gênero em âmbito nacional e internacional. Lecionou como Professora Substituta da Faculdade de Educação da UERJ nas disciplinas de Tecnologias e Educação, Avaliação da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas de Avaliação, Didática e Estágios Supervisionados. Lecionou como Professora Externa no Curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Augusto Motta. Proficiência em inglês avançado pelo Curso Express Master do Cultura Inglesa S/A e IELTS B2.

Sandra Maciel de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (1997), com Mestrado (2000) e doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social e é Membro do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas e do Núcleo de Didática e Formação de Professores. Na Escola de Contas e Gestão atuou como Assessora-chefe da Assessoria Pedagógica e como Professora de Metodologia da Pesquisa do curso de Pós-graduação em Gestão Pública Municipal. Pesquisa Etnografia da Prisão de Mulheres e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Prisional e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia e educação; exclusão e gênero.

Carmen Lucia Guimarães de Mattos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Titular aposentada voluntariamente (2018) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atual como pesquisadora e orientadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd). É Professora Adjunta aposentada voluntariamente (1996) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui o tí­tulo de Ph. D. em Education Culture And Society (1992), e Master in Interdisciplinary Studies in Human Development (1987) pela University of Pennsylvania. É pesquisadora colaboradora nas universidades: University of Peshawar, Paquistão; University Northampton, Inglaterra, Universití  degli Studi di Padova, Itália. Possui estágios de Pós-Doutorado nas seguintes instituições: University of British Columbia, Vancouver, CA (2014); University of Cambridge, Cambridge, Uk (2012); University of Sydney, Sydney, AU (2009); Université Rene Descartes, Paris V, Paris, FR (200). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Etnografia em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia crí­tica, fracasso escolar, exclusão, tecnologias e, ensino-aprendizagem.

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Publicado

06-03-2020

Como Citar

Araujo, A. M. de, Almeida, S. M. de, & Mattos, C. L. G. de. (2020). Os filhos e as filhas da exclusão: uma revisitação de dados e de imagens etnográficas sobre a creche na prisão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 192–212. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7001

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