Etnicidade e ensino de História - como estão sendo formadas as crianças no século XXI?
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210113Resumo
Discussões sobre pluralidade cultural na educação fortaleceram-se, no Brasil, pós Lei 10639/2003. Nesse trabalho, buscou-se compreender como tem sido efetivado um ensino de História atento aos princípios da educação das relações étnico-raciais (BRASIL, 2004) em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais de escola pública. A pesquisa qualitativa orientou-se pela metodologia etnográfica atenta às técnicas de observação participante, entrevista e descrição em diário de campo, além de pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se a fragilidade com que o ensino de História tem ocupado o processo formativo de crianças considerando-se, ainda, os limites da formação docente e a postura teórica e metodológica adotada pelo profissional da educação em sala de aula. Limites que atingem, igualmente, a educação para as relações étnico-raciais a ponto de serem, praticamente, legitimadas posturas preconceituosas e discriminatórias dentro da própria sala de aula seja entre alunos seja entre alunos e o próprio profissional da docência. Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Ensino de História. Ensino Fundamental anos iniciais. Lei 10639/2003.Downloads
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