Etnicidade e ensino de História - como estão sendo formadas as crianças no século XXI?

Autores

  • Lucélia da Silva Feliciano Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Norte
  • Crislane Barbosa de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Discussões sobre pluralidade cultural na educação fortaleceram-se, no Brasil, pós Lei 10639/2003. Nesse trabalho, buscou-se compreender como tem sido efetivado um ensino de História atento aos princí­pios da educação das relações étnico-raciais (BRASIL, 2004) em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais de escola pública. A pesquisa qualitativa orientou-se pela metodologia etnográfica atenta às técnicas de observação participante, entrevista e descrição em diário de campo, além de pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se a fragilidade com que o ensino de História tem ocupado o processo formativo de crianças considerando-se, ainda, os limites da formação docente e a postura teórica e metodológica adotada pelo profissional da educação em sala de aula. Limites que atingem, igualmente, a educação para as relações étnico-raciais a ponto de serem, praticamente, legitimadas posturas preconceituosas e discriminatórias dentro da própria sala de aula seja entre alunos seja entre alunos e o próprio profissional da docência. Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Ensino de História. Ensino Fundamental anos iniciais. Lei 10639/2003.

Biografia do Autor

Lucélia da Silva Feliciano, Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação.

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em História, mestre e doutora em Educação.

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Publicado

09-04-2021

Como Citar

Feliciano, L. da S., & de Azevedo, C. B. (2021). Etnicidade e ensino de História - como estão sendo formadas as crianças no século XXI?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 190–210. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6998

Edição

Seção

Artigos