A máquina de contar dias é a mesma de moer gente: educação, remição de pena e a dinâmica penitenciária
Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar os efeitos, os desdobramentos e os avanços da legislação de remição de pena pela educação no Brasil. Para isso, procurou-se contextualizar a oferta da educação em prisões e mensurar seu impacto na redução de tempo de encarceramento de indivíduos privados de liberdade. A análise utilizou-se, também, de levantamento quantitativo sobre a oferta educacional no estado de Mato Grosso do Sul (2011-2016) para apresentar a evolução e os impactos da remição pelo estudo sobre os indicadores de frequência escolar, no cálculo de pena e na redução do tempo de encarceramento. Por fim, elencou as extensões da interpretação jurídica para fins de remição pela leitura e resenha de livros nas prisões. Palavras-chave: RemiçaÌÆ’o de Pena. Direito aÌ€ EducaçaÌÆ’o de Privados de Liberdade. EducaçaÌÆ’o em PrisoÌÆ’es. Sistema PenitenciaÌÂrio. InstitucionalizaçaÌÆ’o de Política.Downloads
Publicado
06-03-2020
Como Citar
Torres, E. N. da S. (2020). A máquina de contar dias é a mesma de moer gente: educação, remição de pena e a dinâmica penitenciária. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 168–191. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6988
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