Relaciones étnico/raciales en Cuba: (otras) epistemes y prácticas en las políticas universitarias.
Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar o tratamento teórico e prático oferecido para a questão étnico/racial nos diferentes níveis das políticas educacionais, com ênfase no contexto universitário cubano. Os principais métodos e técnicas utilizados são: análise documental, revisão de literatura, análise de conteúdo e pesquisa participante. Os autores analisam várias pesquisas educacionais e de outras áreas das ciências sociais, que mostram os impactos do racismo na sociedade cubana e sua inter-relação com a educação (MORALES, 2010; GONZÁLEZ, et al., 2010; ROMAY, 2012; MARTÍNEZ, 2011). A análise é triangulada com documentos que descrevem os princípios de equidade e justiça social nas políticas de ensino superior. Além da problematização dessa base normativa com referenciais teóricos da agenda das políticas educacionais (BOLÍVAR, 2018; DALE, 2004; TELLO, 2015) e a abordagem da pesquisa em política educacional sobre a questão racial em Cuba (ALMEIDA, Y., 2016; PUEBLA, 2014; IÓ˜IGO, E. & SOSA, A. M., 2017). A investigação permite identificar que o racial constitui um diferencial no acesso e permanência à universidade e o tratamento insuficiente do fator étnico/racial no desenho das políticas educacionais. No entanto, a relevância e o potencial para seu tratamento teórico e prático são visualizados, com base nas experiências e pesquisas existentes. Nessa perspectiva as autoras avançam colocando fundamentos teórico-metodológicos e ações educacionais sobre relações étnico/raciais, desenvolvidas na Universidade de Camagí¼ey (Cuba).Downloads
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