Relaciones étnico/raciales en Cuba: (otras) epistemes y prácticas en las polí­ticas universitarias.

Autores

  • Maikel Pons Giralt Universidad de Camagí¼ey
  • María Victoria González Peña Universidad de Camaguey
  • Lívia Maria Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o tratamento teórico e prático oferecido para a questão étnico/racial nos diferentes ní­veis das polí­ticas educacionais, com ênfase no contexto universitário cubano. Os principais métodos e técnicas utilizados são: análise documental, revisão de literatura, análise de conteúdo e pesquisa participante. Os autores analisam várias pesquisas educacionais e de outras áreas das ciências sociais, que mostram os impactos do racismo na sociedade cubana e sua inter-relação com a educação (MORALES, 2010; GONZÁLEZ, et al., 2010; ROMAY, 2012; MARTÍNEZ, 2011). A análise é triangulada com documentos que descrevem os princí­pios de equidade e justiça social nas polí­ticas de ensino superior. Além da problematização dessa base normativa com referenciais teóricos da agenda das polí­ticas educacionais (BOLÍVAR, 2018; DALE, 2004; TELLO, 2015) e a abordagem da pesquisa em polí­tica educacional sobre a questão racial em Cuba (ALMEIDA, Y., 2016; PUEBLA, 2014; IÓ˜IGO, E. & SOSA, A. M., 2017). A investigação permite identificar que o racial constitui um diferencial no acesso e permanência à universidade e o tratamento insuficiente do fator étnico/racial no desenho das polí­ticas educacionais. No entanto, a relevância e o potencial para seu tratamento teórico e prático são visualizados, com base nas experiências e pesquisas existentes. Nessa perspectiva as autoras avançam colocando fundamentos teórico-metodológicos e ações educacionais sobre relações étnico/raciais, desenvolvidas na Universidade de Camagí¼ey (Cuba).

Biografia do Autor

Maikel Pons Giralt, Universidad de Camagí¼ey

Profesor de Teorí­a Sociopolí­tica en la Universidad de Camagí¼ey, Cuba. Máster en Ciencias de la Educación Superior (2017). Especialización en Polí­ticas Públicas para la Igualdad, CLACSO (2018). Doutorando en Educación por la Universidade Federal de Minas Gerais (2017) y Universidad de Valencia, Espaí±a (2018).

Downloads

Publicado

30-11-2019

Como Citar

Pons Giralt, M., González Peña, M. V., & Fraga Vieira, L. M. (2019). Relaciones étnico/raciales en Cuba: (otras) epistemes y prácticas en las polí­ticas universitarias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 242–270. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6940

Edição

Seção

Temática dezembro