A trajetória escolar de idosos da Zona Rural de Minas Gerais e as ações universitárias no resgate da esperança de voltar a estudar

Autores

  • Arthur Meucci Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Aparecida Carneiro Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Bethânia Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O estudo apresentado revela a trajetória escolar de idosos frequentadores do Programa Municipal da Terceira Idade que são provenientes da zona rural de Minas Gerais e suas expectativas educacionais em relação à Universidade Federal de Viçosa. Utilizou-se como referencial teórico a sociologia de Bourdieu, a teoria do reconhecimento de Honneth e os estudos sobre gerontologia educacional de Cachioni e Lima. Adotou-se uma metodologia qualitativa, no qual foi utilizada a pesquisa bibliográfica, as observações participantes e as entrevistas semiestruturadas com quatro frequentadores do programa ligados a zona rural, com ensino médio completo, reliazadas entre 2017 e 2018. Os resultados demonstram que esses idosos provenientes do meio rural não se reconhecem no direito de usufruí­rem das atividades universitárias educacionais, mesmo manifestando interesse. A análise do material coletado evidência que, durante suas trajetórias escolares, os entrevistados foram oprimidos pelo sistema escolar. Portanto, este estudo contribui para ressaltar a importância de se aprimorarem as polí­ticas universitárias de inclusão dos idosos campesinos, especialmente em suas demandas educacionais especí­ficas. Palavras-chave: Gerontologia educacional. Ética na educação. Universidade à Pessoa Idosa. Educação campesina.

Biografia do Autor

Arthur Meucci, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Formação em Psicanálise pelo IBCP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Camila Aparecida Carneiro Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Design de Moda. Especializada em Docência do Ensino Superior. Graduanda em Pedagogia pela Unifran. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Secretária da Cátedra Paulo Freire/UFV. Bolsista CAPES.

Bethânia Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Sciences de l"Éducation (Université de Nantes). Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

06-04-2021

Como Citar

Meucci, A., Fernandes, C. A. C., & Geremias, B. M. (2021). A trajetória escolar de idosos da Zona Rural de Minas Gerais e as ações universitárias no resgate da esperança de voltar a estudar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 45–66. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6917

Edição

Seção

Artigos