O "consenso" no Projeto Principal para a Educação na América Latina e Caribe (1980-2000): diálogos com Bakhtin e Arendt

Autores

  • Fabricia Pereira de Oliveira Dias Universidade Federal do Espí­rito Santo e Prefeitura Municipal da Serra
  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espí­rito Santo

Resumo

Este artigo, sob formato de ensaio, problematiza os termos unanimidade e consenso utilizados no Projeto Principal para a Educação na América Latina e Caribe (PPE). Em diálogo com Bakhtin e Arendt, discute sobre o caráter ilusório desses termos e sua utilização determiní­stica, indicando sua larga influência nas deliberações brasileiras para a educação entre 1980 e 1990. Para o aprofundamento das análises, toma por referência as enunciações presentes nos Boletins publicados na vigência do Projeto. Conclui que o frequente recurso aos termos, em vez de representar um comum acordo e uma deliberação conjunta entre os paí­ses da região, constituiu-se em um artifí­cio performático para validar objetivos previamente arquitetados pelos diferentes organismos internacionais. Palavras-chave: Caribe e América Latina. Consenso. Polí­tica educacional. Unesco.

Biografia do Autor

Fabricia Pereira de Oliveira Dias, Universidade Federal do Espí­rito Santo e Prefeitura Municipal da Serra

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espí­rito Santo. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espí­rito Santo (Nepales/Ufes). Tem experiência na área de alfabetização, trabalhando nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente com o processo de apropriação da leitura e da escrita, no Sistema Municipal de Educação da Serra.

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Professora Titular (Classe E) do Departamento de Educação, Polí­ticas e Sociedade - CE/UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, junto í  Linha de Pesquisa Educação, Formação Humana e Polí­ticas Públicas. Possui Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Estudos em Hannah Arendt), sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Representante do PPGE/UFES junto ao Termo de Cooperação Técnica entre UFES e Universidade do Minho/IE (Portugal). Membro Fundador e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Educação Infantil da UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC - www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Educação Infantil em Tempo Integral; Culturas Infantis e Cidade; Polí­ticas Públicas articuladas í  Educação Infantil. Secretária de Educação de Vitória/ES (2009 a 2012).

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Dias, F. P. de O., & Araújo, V. C. de. (2021). O "consenso" no Projeto Principal para a Educação na América Latina e Caribe (1980-2000): diálogos com Bakhtin e Arendt. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 259–276. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6907

Edição

Seção

Artigos