Desafios para a universalização da Educação Infantil nos planos de educação

Autores

  • Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto Grupo Marista
  • Romilda Teodora Ens Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná
  • Marciele Stiegler Ribas Centro Universitário UniSociesc
  • Sueli Pereira Donato Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210104

Resumo

O artigo analisa o corpus textual da meta referente à Educação Infantil nos planos de educação: PNE (2014-2024), PEE-PR (2015-2025) e PME-Curitiba (2015-2025). Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre o direito à Educação Infantil no Brasil nas polí­ticas para a infância, a partir do século XX e avança até a infância normatizada pelas polí­ticas que caracterizam e definem os caminhos percorridos até aprovação dos planos de educação em análise. Na segunda, analisamos os planos de educação dos entes federados (nacional, estadual e municipal) para apreender seus principais desafios, principalmente em relação à universalização da Educação Infantil. Na sequência, optamos pela concepção hermenêutica de método para interpretar o agrupamento de vocábulos, por campo semântico, gerado pelo software IRAMUTEQ (2009), quando da análise de similitude dos planos. Os resultados apontam para os desafios da universalização: formação de professores e articulação logí­stica e financeira no processo de implementação dos planos de educação. Palavras-chave: Educação Infantil. Universalização. PNE. PEE-PR. PME-Curitiba.

Biografia do Autor

Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto, Grupo Marista

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), processo seletivo-2015. Mestre em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialista em Lí­nguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2007). Habilitada em Lí­ngua Inglesa pelo MEC/UFPR. Autora de materiais didáticos de Lí­ngua Inglesa para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente exerce função de consultora de Lí­ngua Inglesa para a Diretoria Executiva da Rede de Colégios Marista. Membro do Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). ORCID: 0000-0003-0518-7700; elizabethfavoreto@hotmail.com

Romilda Teodora Ens, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós Doutora pela Universidade do Porto - Portugal. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed/FCC) e do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais - NEARS/PUC-SP. Pesquisadora produtividade Fundação Araucária- Paraná- Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3316-1014; romilda.ens@gmail.com

Marciele Stiegler Ribas, Centro Universitário UniSociesc

Doutora em Educação e membro do Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação de Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bolsista CAPES. Professora do Curso de Pedagogia na PUCPR e no Centro Universitário UniSociesc. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5806-9129.; marci.stiegler.ribas@gmail.com

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2017). Mestre em Educação pela PUCPR (2013). Graduada em Pedagogia pela PUCPR. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - PPGENT, Stricto Sensu do Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR. Pesquisadora da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia - FAMPECT. Coeditora da Revista Intersaberes e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (UNINTER). Integra o Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Desenvolve pesquisas na área da Educação com ênfase nas polí­ticas educacionais, formação de professores, profissionalidade, cidades educadoras e representação social. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2759-5900. sueli.d@uninter.com

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Publicado

23-03-2021

Como Citar

Favoreto, E. D. de A., Ens, R. T., Ribas, M. S., & Donato, S. P. (2021). Desafios para a universalização da Educação Infantil nos planos de educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 06–26. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210104

Edição

Seção

Artigos