Gerencialismo e performatividade na educação: um estado da arte

Autores

  • Haroldo Andriguetto Junior PUCPR
  • Maria Lourdes Gisi PUC/PR

Resumo

Desde a década de 90, principalmente, o Brasil tem sido "palco", no setor educacional, de um conjunto de técnicas importadas do setor empresarial, caracterizando o gerencialismo e a performatividade na educação. Por isso, o objetivo deste artigo foi levantar e analisar os trabalhos produzidos de 2013 a 2018 na Plataforma SCIELO e na BDTD, bem como os artigos produzidos pela RBPAE, nos últimos 10 anos, relacionados a esta prática na gestão escolar. Trata-se de um estudo do tipo estado da arte, embasado por Ferreira (2002). O estudo indica a frequência do gerencialismo e da performatividade na produção cientí­fica, na maioria em estudos de caso, com efeitos reais da performatividade e do gerencialismo nas práticas de gestão educacional, influenciando a subjetividade dos gestores na direção da performance via ranqueamentos, o que conflita com a essência e a complexidade institucional das escolas. Palavras-chave: gestão educacional; gerencialismo; performatividade.

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Publicado

16-10-2019

Como Citar

Andriguetto Junior, H., & Gisi, M. L. (2019). Gerencialismo e performatividade na educação: um estado da arte. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 174–197. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6875

Edição

Seção

Temática dezembro