Relações intersetoriais no contexto de produção da polí­tica paranaense de combate à evasão escolar e a atuação do ministério público

Autores

  • Rosana Aparecida Dea Klen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210131

Resumo

Este artigo analisa a forma como se desvela a atuação do Ministério Público do estado do Paraná no âmbito intersetorial de formulação da polí­tica paranaense de combate à evasão escolar. Toma como base metodológica os textos que normatizam a referida polí­tica entre os anos de 2005 a 2013. Considera, por meio de entrevistas semiestruturadas, as vozes dos formuladores que elaboraram os documentos normativos e prescritivos, abrangendo Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Educação e Associação dos Conselheiros Tutelares. O enfoque epistemetodológico (TELLO, 2012) deste estudo respalda-se nos seguintes autores: Muller e Surel (2002) que exploram a dimensão da policy (ação pública) e propõem o conceito de polí­tica como constructo social e de pesquisa; Ball e colaboradores (1992,1993,1994) que formulam uma nova abordagem do ciclo de polí­ticas, apontam cinco diferentes contextos que se articulam, sendo que neste estudo será utilizada a dimensão do contexto de produção de texto da polí­tica; Habermas (1968) traz contribuições teóricas sobre a racionalidade da técnica e da ciência no âmbito da ideologia e ajuda entender a influência do Ministério Público e dos demais atores polí­ticos e técnicos; Poggi (1981) analisa a estrutura do Estado moderno e respalda o debate sobre o ní­vel de complexidade das decisões que permeiam o Poder Público. No intercorrer da análise se verificou a posição de autoridade do Ministério Público por meio do uso de uma racionalidade técnica que interferiu na formulação da polí­tica. Palavras-Chave: Evasão e abandono escolar. Polí­tica educacional. Ciclo de polí­ticas. Ministério Público.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Dea Klen, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, graduada em Pedagogia (UFPR) e pós graduada nos cursos de: Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR), Gestão Social: abordagem técnico-operacional (ITECNE) e Direito Educacional (ITECNE). Atualmente é pedagoga do Centro da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social de São José de Pinhais.

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Publicado

09-04-2021

Como Citar

Klen, R. A. D. (2021). Relações intersetoriais no contexto de produção da polí­tica paranaense de combate à evasão escolar e a atuação do ministério público. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 217–243. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210131

Edição

Seção

Artigos