Pensamento computacional e programação na Educação Infantil: potencial para o processo de interação das crianças
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210046Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa de Mestrado, buscando contribuir para a integração das tecnologias digitais nas práticas educativas da Educação Infantil, numa perspectiva de interação, colaboração, expressão e criação. Com o objetivo de investigar como a integração de atividades de pensamento computacional e de programação podem contribuir para a interação das crianças, foi desenvolvida uma proposta pedagógica com atividades desplugadas e plugadas. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação educacional, na qual os dados foram produzidos por meio de observações e diários de campo. Como principais resultados, destacamos que a interação esteve presente durante todo o processo, e foi potencializada pelas tecnologias digitais, ao se configurarem em espaços colaborativos, nos quais o papel do professor como mediador é essencial e ambos ensinam e aprendem juntos. Visualizaram-se mudanças na formação profissional e tecnológica dos envolvidos ao experienciarem novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos. Palavras-chave: Educação Infantil. Interação. Pensamento Computacional. Programação.Downloads
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