Pensamento computacional e programação na Educação Infantil: potencial para o processo de interação das crianças

Autores

  • Cristiane Inês Bremm Universidade Federal de Santa Maria
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de Mestrado, buscando contribuir para a integração das tecnologias digitais nas práticas educativas da Educação Infantil, numa perspectiva de interação, colaboração, expressão e criação. Com o objetivo de investigar como a integração de atividades de pensamento computacional e de programação podem contribuir para a interação das crianças, foi desenvolvida uma proposta pedagógica com atividades desplugadas e plugadas. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação educacional, na qual os dados foram produzidos por meio de observações e diários de campo. Como principais resultados, destacamos que a interação esteve presente durante todo o processo, e foi potencializada pelas tecnologias digitais, ao se configurarem em espaços colaborativos, nos quais o papel do professor como mediador é essencial e ambos ensinam e aprendem juntos. Visualizaram-se mudanças na formação profissional e tecnológica dos envolvidos ao experienciarem novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos. Palavras-chave: Educação Infantil. Interação. Pensamento Computacional. Programação.

Biografia do Autor

Cristiane Inês Bremm, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia (2013), pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodoloiga do Ensino, no Centro de Educação. Coordenadora do Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica, modalidade EAD, (UAB/UFSM). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Na graduação, atua no Curso de Formação de Professores para Educação Profissional, nas disciplina de Metodologia do Ensino, Estágios Supervisionados de Ensino e TIC aplicadas a Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação dialógica e problematizadora, Pesquisa-Ação, TIC aplicadas a Educação, Educação cientí­fica e tecnológica, educação a distância e colaboração escolar.

Downloads

Publicado

05-02-2021

Como Citar

Bremm, C. I., & Abegg, I. (2021). Pensamento computacional e programação na Educação Infantil: potencial para o processo de interação das crianças. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 373–397. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6696

Edição

Seção

Artigos