Polí­ticas públicas como espaço disciplinar: contribuições da pós-graduação em educação da região Nordeste do Brasil

Autores

  • Antonia Almeida Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Resumo

O estudo problematiza a polí­tica cientí­fica brasileira e sua relação com a expansão e consolidação da Pós-graduação em Educação (PGE) no Brasil e seus nexos com a evolução dos cursos no Nordeste. Nessa direção, analisa a presença dos estudos em polí­ticas educacionais e perquire as linhas de pesquisas (LP), as temáticas centrais, o perfil docente, as articulações interinstitucionais, procurando iluminar o legado desses cursos e os desafios que se apresentam para sua ampliação, com vista à superação das assimetrias regionais e intra-regionais, assim como suas contribuições para a constituição do campo de polí­ticas educacionais. O estudo teve como inspiração o conceito de campo de Bourdieu e foi conduzido sob os preceitos da análise de conteúdo qualitativa. Os dados empí­ricos apresentados foram obtidos por meio dos sites dos PGE e das Plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq), especialmente Lattes e Grupos de Pesquisa. Dentre as conclusões, demonstra que a interiorização da pós-graduação em educação ainda não se apresenta como um objetivo estratégico em ação e que a fragmentação organizacional das comunidades cientí­ficas ainda se faz sentir, mas há sinais de construção de relações orgânicas com os objetos em polí­ticas educacionais, sobretudo nos cursos mais antigos e naqueles em que a articulação interinstitucional é uma prática corrente. A tarefa de construção de uma ciência, simultaneamente, auto-exigente e implicada com sua noção de construção coletiva é parte dos desafios postos à consolidação do campo.

Biografia do Autor

Antonia Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Titular do Departamento de Educação da UEFS, atuando nos cursos de graduação e da pós-graduação em Educação.

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Publicado

17-09-2019

Como Citar

Silva, A. A. (2019). Polí­ticas públicas como espaço disciplinar: contribuições da pós-graduação em educação da região Nordeste do Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 86–110. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6660

Edição

Seção

Temática dezembro