Dengue: um estudo sobre educação popular das campanhas do Ministério da Saúde

Autores

  • Ligia Costa Leite UFRJ
  • Ricardo Teodoro Martins CEUMA/MA
  • Milton Nunes Campos UFRJ - Université de Montréal
  • Cristina Maria Douat Loyola CEUMA-MA

Resumo

A dengue, doença viral aguda e endêmica no Brasil, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Em 2015, comparado ao mesmo perí­odo de 2014, houve aumento de 278% de casos, levando o Ministério da Saúde a reforçar campanhas educativas com investimento de 40, 3 milhões, com o slogan "O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também". O estudo objetivou captar aspectos de como a educação popular esteve presente nas campanhas de combate ao mosquito, verificando se esse marketing social atingiu suas metas e recomendações. Foi desenvolvido em um serviço de saúde ambulatorial gratuito de uma universidade privada em São Luí­s, Maranhão, onde os sujeitos (funcionários, alunos, professores e pacientes), foram escolhidos por meio de uma estratégia de amostragem conveniente, caracterizando-se por ser um estudo de caso múltiplo que objetivou analisar para avaliar e apreender como a opinião pública absorve as campanhas nacionais. Para análise aplicou a teoria da abdução em comunicação. Os resultados sugeriram que a educação popular e as estratégias de comunicação integrada não foram utilizadas e a linguagem publicitária era inadequada: as campanhas não atingiram objetivos junto à população de baixa renda e escolaridade, pois os conteúdos das mensagens não geraram significância para os entrevistados, nem os envolveram de modo a haver mudança de hábitos. Palavras-chave: Dengue. Educação popular. Marketing social. Opinião pública.

Biografia do Autor

Ligia Costa Leite, UFRJ

PhD em comunicação, ECO/UFRJ; professora permanente da Universidade CEUMA-MA, São Luí­s, MA, BR; Professora Colaboradora da pós-graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, BR Orcid 0000-0003-3168-2799

Ricardo Teodoro Martins, CEUMA/MA

MsC em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade CEUMA/MA; Coordenador do Programa a de Educação í  Distancia (EAD) e Presidente da Comissão de Ética da Universidade CEUMA, São Luí­s, MA, BR;

Milton Nunes Campos, UFRJ - Université de Montréal

PhD em Psicologia, Instituto de Psicologia, USP; professor da Escola de Comunicação e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-IP/UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, BR; Professeur Honoraire du Départment de communication a Université de Montréal, Canadá Orcid 0000-0003-3051-398

Cristina Maria Douat Loyola, CEUMA-MA

PhD em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; Professora Permanente da Universidade CEUMA-MA, São Luí­s, MA, BR; Professora Colaboradora do Mestrado em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, BR. Orcid 0000-0003-2824-6531

Downloads

Publicado

18-05-2019

Como Citar

Leite, L. C., Martins, R. T., Campos, M. N., & Loyola, C. M. D. (2019). Dengue: um estudo sobre educação popular das campanhas do Ministério da Saúde. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 506–528. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6625

Edição

Seção

Artigos