Práticas de socialização no terreiro: possibilidades e desafios nos estudos das religiões de matrizes africanas

Autores

  • Eduardo Quintana UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Resumo

A socialização como categoria sociológica pode ser compreendida a partir de seu duplo aspecto: o primeiro entende que a socialização é a ação exercida pela sociedade sobre o indiví­duo com o objetivo especí­fico de integrá-lo ao grupo, a sociedade; o segundo, parte da perspectiva da apropriação por este mesmo indiví­duo, do universo social do qual ele faz parte, a partir de processos que variam segundo grupos distintos, onde a relação entre gerações deve ser entendida de forma complexa e dinâmica. Portanto, a socialização é um processo essencialmente ativo que se desenrola durante toda a vida do indiví­duo por meio de práticas e vivências. No texto, tecemos algumas considerações sobre a socialização no Terreiro. Isto é, de como o indiví­duo se constrói e é construí­do por processos de socialização especí­ficos do campo religioso, aqui entendido como os processos de socialização presentes nas religiões de matriz africanas, em especial o candomblé. Na perspectiva do texto, o terreiro de candomblé surge no Brasil como produto de (re)invenções e (re)significações de um legado ancestral africano e afro-brasileiro, elemento fundante das identidades religiosas dos herdeiros da diáspora negra, estabelecendo no seu interior fronteiras sagradas e seculares. Assim, o estudo da socialização no terreiro possibilita uma análise das interações sociais estabelecidas por esses indiví­duos, com base em impulsos individuais, ou em função, com propósitos especí­ficos, sendo organizadas a partir de uma geografia social que permite, por exemplo, sua localização nas redes de sociabilidade do qual fazem parte. Palavras-chave: Redes de sociabilidade. Socialização. Terreiro de candomblé.

Biografia do Autor

Eduardo Quintana, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Cientista Social e Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação com Pós-Doutorado em Relações Étnicas. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da UFF. Tem experiência em Sociologia da Educação, Relações Étnicas e Educação, atuando nos seguintes temas: escolarização de famí­lias praticantes das religiões de matrizes africana, diversidade religiosa e desigualdades de oportunidades educacionais, formação de professores e práticas antidiscriminatórias.

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Quintana, E. (2020). Práticas de socialização no terreiro: possibilidades e desafios nos estudos das religiões de matrizes africanas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 426–449. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6610

Edição

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