Permanência em educação superior em uma universidade comunitária do Sul do Brasil

Autores

  • Paulo César Azevedo Silva Universidade La Salle
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210044

Resumo

A necessidade de entender como as polí­ticas de permanência voltadas à Educação Superior vêm sendo trabalhadas pelo governo brasileiro e pela instituição pesquisada, constitui-se o objetivo deste artigo. Nossa metodologia tem enfoque qualitativo, com o estudo de caso de uma Instituição de Educação Superior Comunitária no Sul do Brasil por meio de uma análise de conteúdo. Esta evidenciou que polí­ticas de financiamento, coerência do currí­culo com o mercado do trabalho e com a vida, desenvolvimento pessoal e emocional do estudante, entre outros, são os elementos fundamentais no fortalecimento da permanência estudantil. A legislação é necessária, no entanto ainda insuficiente. Vemos que, embora, na atualidade, seja indispensável dispor de uma visão estratégica e eficiente por parte das IES, é fundamental garantir a qualidade das relações humanas dentro da instituição. Tais achados evidenciam a complexidade dos elementos que envolvem o cenário brasileiro ao se tratar de polí­ticas de permanência na educação superior. Palavras-chave: Educação Superior; Permanência Estudantil; Universidade Comunitária

Biografia do Autor

Paulo César Azevedo Silva, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade LaSalle Canoas.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Lí­der do Grupo de Pesquisa gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora do Mestrado em Educação da Universidade La Salle Canoas.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Silva, P. C. A., Fossatti, P., Felicetti, V. L., & Silva, L. de Q. da. (2021). Permanência em educação superior em uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 338–352. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210044

Edição

Seção

Artigos