Contribuições foucaultianas para se pensar o presente: os restos, o cuidado e o ensino

Autores

  • Rodrigo Pelloso Gelamo UNESP
  • Pedro Angelo Pagni UNESP

Resumo

Vivemos em uma época em que perguntar sobre o que fazemos de nós mesmo parece soar estranho. Sobre esse lugar de ausência podemos pensar o que fazer, sobretudo, quando estamos diante do ensinar filosofia e nos deparamos com os impasses atuais sobre o que é válido pensar por alunos e por professores nessa atividade. Em geral, nas aulas de filosofia somente se considera válido pensar os problemas desenvolvidos tradicionalmente nesse campo disciplinar, sem que se interpele sobre o quanto a sua formalização concorreu para que fosse tratado de modo dissociado à vida. Este artigo discute o que faz com que um problema seja um problema válido, ou melhor, digno de ser tratado pela filosofia e de ser ensinado nas situações de ensino, pressupondo uma ampliação do que vem sendo considerado como tal e de sua associação com a vida. O seu objetivo é o de discutir de que modo é possí­vel pensar aquilo que afeta mais diretamente nossa vida; pensar aquilo ao qual estamos ligados; pensar aquilo que está ligado à nossa própria experiência que, ao seqí¼estrar nosso pensamento, nos auxilia a pensar nossa própria existência. A hipótese que procura discutir é a de que, se os problemas podem surgir a partir dos acontecimentos produzidos pelos encontros, suscitados na vida e, também, na relação pedagógica, então, eles podem ser considerados como problemas filosóficos e propiciar um efetivo exercí­cio do pensar em ato. Ao discutir essa hipótese, nos apoiamos no pensamento de Michel Foucault, especialmente nas noções de Ontologia do presente e Cuidado de si, para encontrar um lugar de resistência para pensar nosso presente e para propor outro modo de fazer e de ensinar a filosofar.

Downloads

Publicado

09-05-2019

Como Citar

Gelamo, R. P., & Pagni, P. A. (2019). Contribuições foucaultianas para se pensar o presente: os restos, o cuidado e o ensino. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(9), 179–192. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6599

Edição

Seção

Conferências e Palestras