Caracterí­sticas da pesquisa (Auto)Biográfica na formação docente: análise da produção cientí­fica brasileira

Autores

  • Luciane Schulz
  • Isabela Cristina Daeuble Girardi
  • Rita Buzzi Rausch
  • Daniela Tomio

Resumo

O reconhecimento do professor enquanto ator e autor de sua prática docente tem possibilitado maior aceitação e utilização da abordagem (Auto)Biográfica nas investigações no campo da formação docente. O objetivo da investigação é caracterizar as pesquisas (Auto)Biográficas no campo da Formação Docente. De caráter bibliográfico, do tipo estudo bibliométrico, analisou-se: procedência, autores, objetivos e objetos de formação mais recorrentes. Foram mapeadas 89 teses e dissertações, no perí­odo de 2007 a 2018. As fontes de investigação foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Ní­vel Superior. Como resultados, observamos que nas últimas décadas houve renovação da pesquisa educacional, permitindo desvelar as potencialidades da abordagem da Pesquisa (Auto)Biográfica como opção metodológica na formação docente. Quanto aos objetivos das pesquisas, predominou a dimensão compreensiva, com foco na formação continuada e tendo como objeto de estudo o processo de aprender a ensinar. Entendemos como desafio para os programas stricto sensu, um olhar mais atento ao papel dos objetivos enquanto elementos estruturantes, possibilitando ressignificação e constituição da identidade docente, por meio do senso crí­tico e reflexivo das práticas educativas em ações transformadoras. Portanto, o conhecimento sistematizado permitiu apontar lacunas e oportunizar reflexões para novas investigações, contribuindo para a articulação entre formação pessoal e profissional, tão necessária diante das complexidades da profissão docente no século XXI. Palavras-chave: Estudo Bibliométrico. Formação Docente. Pesquisa (Auto)Biográfica.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Daeuble Girardi

Pedagoga pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Rita Buzzi Rausch

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pós-Doutoranda em Educação no PPGE da UFSC. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Daniela Tomio

Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica (UFSC). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR)

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Schulz, L., Girardi, I. C. D., Rausch, R. B., & Tomio, D. (2021). Caracterí­sticas da pesquisa (Auto)Biográfica na formação docente: análise da produção cientí­fica brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 484–510. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6561

Edição

Seção

Revisão de literatura