Educação e linguagem: uma reflexão sobre o componente curricular de língua latina no curso de letras em uma perspectiva histórico-linguística
Resumo
Este artigo se propôs examinar, por meio de uma retrospectiva crítica-reflexiva, o componente curricular de Língua Latina e sua prática pedagógica, propondo uma discussão que viabilizasse a compreensão das modificações que se processaram nessa disciplina, seu momento atual dentro dos cursos de Letras e seus desafios à atividade docente de Latim na sociedade contemporânea por meio de uma compreensão biônica advinda das dimensões linguística e político-pedagógica. Acredita-se que estes dois planos não excludentes, mas sim complementares contribuem para a atual fase de desprestígio e desvalorização na oferta dessa disciplina nos cursos de Letras e a convergência de fatores de ordem linguística como propagação da compreensão do Latim como uma língua morta e de ordem político-pedagógico como as decisões político-educacionais oficiais condicionaram e/ou influenciaram a constituição do atual momento de declínio do referido componente curricular nos cursos de licenciatura de Letras no Ensino Superior do Brasil.Downloads
Publicado
19-08-2015
Como Citar
Melo, P. A. G. (2015). Educação e linguagem: uma reflexão sobre o componente curricular de língua latina no curso de letras em uma perspectiva histórico-linguística. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 227–243. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/655
Edição
Seção
Artigos