Educação e linguagem: uma reflexão sobre o componente curricular de lí­ngua latina no curso de letras em uma perspectiva histórico-linguí­stica

Autores

  • Pedro Antonio Gomes Melo universidade estadual de alagoas

Resumo

Este artigo se propôs examinar, por meio de uma retrospectiva crí­tica-reflexiva, o componente curricular de Lí­ngua Latina e sua prática pedagógica, propondo uma discussão que viabilizasse a compreensão das modificações que se processaram nessa disciplina, seu momento atual dentro dos cursos de Letras e seus desafios à atividade docente de Latim na sociedade contemporânea por meio de uma compreensão biônica advinda das dimensões linguí­stica e polí­tico-pedagógica. Acredita-se que estes dois planos não excludentes, mas sim complementares contribuem para a atual fase de desprestí­gio e desvalorização na oferta dessa disciplina nos cursos de Letras e a convergência de fatores de ordem linguí­stica como propagação da compreensão do Latim como uma lí­ngua morta e de ordem polí­tico-pedagógico como as decisões polí­tico-educacionais oficiais condicionaram e/ou influenciaram a constituição do atual momento de declí­nio do referido componente curricular nos cursos de licenciatura de Letras no Ensino Superior do Brasil.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Gomes Melo, universidade estadual de alagoas

Graduado em Letras: Português/Inglês, Especialista em Lí­ngua Portuguesa e Mestre em Linguí­stica. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas, campus III, Palmeira dos Índios.

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Melo, P. A. G. (2015). Educação e linguagem: uma reflexão sobre o componente curricular de lí­ngua latina no curso de letras em uma perspectiva histórico-linguí­stica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 227–243. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/655

Edição

Seção

Artigos