Ensino superior: concepções de Pedagogia Universitária no curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia
  • Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto Jose Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Durcelina Ereni Pimenta Arruda Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo resulta do projeto de pesquisa "Concepções de Pedagogia Universitária - uma análise do ensino ministrado nos cursos de Administração de Empresa, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina em seis IES da região Centro Oeste de Minas Gerais". Tem como objetivos identificar e analisar as concepções de pedagogia universitária, presentes nas práticas dos docentes e nos documentos de regulação desses cursos. Apresentamos um recorte investigativo teórico sobre as concepções pedagógicas, formação e saberes do docente formado e atuante em Ciências Contábeis. Os resultados apurados demonstram que os docentes são formados, quase exclusivamente, pelos saberes experienciais e as dimensões práticas e técnico-cientí­ficas são consideradas as mais importantes no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis/UCP Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia/UFU FACED/PPGED- Mestrado e Doutorado UFU Coordendora Pedagógica DINTER/UFU/UNIFAP

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia Coordenadora Pedagógica curso de Pedagogia/UFU

Gilberto Jose Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis/UFU

Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação - PPGED/UFU

Publicado

05-03-2015

Como Citar

Malusá, S., Melo, G. F., Miranda, G. J., & Arruda, D. E. P. (2015). Ensino superior: concepções de Pedagogia Universitária no curso de Ciências Contábeis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 289–319. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/653

Edição

Seção

Artigos