A epistemologia da polí­tica da educação superior agrária em Cuba: a tensão da sustentabilidade

Autores

  • Adolfo Ramos Lamar Universidade Regional de Blumenau
  • Taiani Vicentini Universidade Regional de Blumenau
  • Eduardo Francisco Freyre Roach Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210110

Resumo

A Polí­tica da Educação Agropecuária Superior, em Cuba, sustenta-se em conhecimentos ideológicos, valorativos, axiológicos, pragmáticos, estratégicos e conjunturais. Ainda, considera dados cientí­ficos e Epistemologias produzidas nas áreas da educação, agricultura, gestão da ciência, tecnologia e inovação tecnológica e meio ambiente. Cuba adota, em 1990, a Polí­tica e a Epistemologia da Agricultura Sustentável como diretriz tecnológica e educacional. Essa investigação aborda tal mudança epistemológica na Polí­tica da Educação Superior Agropecuária em Cuba. É qualitativa, bibliográfica e documental. Antes da crise na agricultura, educadores e cientistas deveriam considerar pressupostos epistemológicos atrelados à polí­tica de sustentabilidade e o diálogo entre instituições de ensino superior, centros de pesquisa e camponeses. Conclui-se que a polí­tica da Educação Superior Agropecuária em Cuba deu um giro epistemológico, devido a circunstâncias associadas às medidas adotadas para enfrentar a crise econômica, destacando-se a adoção da agricultura sustentável e o enfoque agroecológico como diretriz tecnológica da agricultura e da educação. Palavras-chave: Educação Superior Agropecuária. Epistemologia. Polí­tica. Agricultura sustentável.

Biografia do Autor

Adolfo Ramos Lamar, Universidade Regional de Blumenau

Possui doutorado em Educação e mestrado em Polí­tica Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pósdoutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil e Licenciatura em Filosofia pela Universidad de la Habana, Cuba. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação, Ensino Superior, Educação Comparada e Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. Tem experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Educação Fí­sica, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Administração, Ciências Exatas e Naturais, Fisioterapia, Filosofia, Meio Ambiente, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Medicina Veterinária, Zootecnia, Fisioterapia, Economia, Ciências Contáveis, Nutrição, Moda, Letras, Serviço Social, Biologia, Geografia, Turismo e Gastronomia, Fisioterapia, Arquitetura e Design. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Observatório de Estudos Comparativos em Educação (OIECE), Grupo Paideia e Grupo de Estudos e Pesquisas em Polí­tica e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Participou dos projetos interinstitucionais: Alfa PlanGIES - Planejamento e Gestão das IES: relação da universidade com o entorno social para a promoção do desenvolvimento regional sustentável REF.:II 0262 A (União Europeia e America Latina), Os mapas Conceituais e Temáticos de Educação de Jovens e Adultos na Ibero-América (CNPq) e PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (FAPESP). Atualmente, participa do projeto de pesquisa interinstitucional "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el Contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE).

Taiani Vicentini, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universida do Vale do Itajaí­ - UNIVALI (2021). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2018). Atualmente é professora de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Brusque. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Comparada, Epistemologia, América Latina e Caribe, Reformas Educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação - EDUCOGITANS

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Publicado

09-04-2021

Como Citar

Lamar, A. R., Vicentini, T., & Roach, E. F. F. (2021). A epistemologia da polí­tica da educação superior agrária em Cuba: a tensão da sustentabilidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 125–143. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210110

Edição

Seção

Artigos