A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva

Autores

  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas
  • Daniele Lozano Universidade Federal de São Carlos
  • Josiele Geovana de Lucca Universidade Federal de Alfenas
  • Fernanda Mendes de Paiva Olímpio Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Este trabalho visa discutir as perspectivas e desafios dos espaços de formação inicial para a atuação dos professores na educação inclusiva, em sua interface com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Participaram da pesquisa, por meio de entrevista semi-estruturada, 50 professores do ensino regular, 09 da educação especial e 37 licenciandos bolsistas do Pibid. Como resultado pode-se evidenciar que tanto os licenciandos como os professores em exercí­cio apontam uma formação profissional desfavorável para a atuação educacional inclusiva, assim como muitos não se sentem responsáveis pelo processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais, fato inclusive deflagrado pela discordância dos participantes quanto a este processo. Estes resultados nos apontam para situação preocupante ao visarmos a construção de uma escola democrática.

Biografia do Autor

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Universidade Federal de São Carlos Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização: Abordagens Crí­ticas (GEPADHE)

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Docente do Instituto de Ciências Humanas Universidade Federal de Alfenas Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização: Abordagens Crí­ticas (GEPADHE)

Daniele Lozano, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Universidade Federal de São Carlos Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização: Abordagens Crí­ticas (GEPADHE)

Josiele Geovana de Lucca, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Licenciatura em Quí­mica Universidade Federal de São Carlos Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização: Abordagens Crí­ticas (GEPADHE)

Fernanda Mendes de Paiva Olímpio, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Licenciatura em Quí­mica Universidade Federal de Alfenas Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização: Abordagens Crí­ticas (GEPADHE)

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Bazon, F. V. M., Gomes, C., Lozano, D., de Lucca, J. G., & Olímpio, F. M. de P. (2015). A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 130–156. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/648

Edição

Seção

Artigos