AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A AVALIAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • ANTONILDA VASCONCELOS DE BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CARLOS JOS‰ DE MELO MOREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • VER”NICA LIMA CARNEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa de natureza teórica sobre as polí­ticas educacionais, a avaliação e o trabalho docente na educação superior no Brasil, na perspectiva de analisar e compreender as relações mantidas entre essas três vertentes no âmbito educacional. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi de caráter qualitativa. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e documental, considerando-se a literatura atualizada da área, bem como o estudo dos documentos oficiais que tratam sobre a avaliação na educação superior, na perspectiva de compreender seus impactos sobre o trabalho docente no atual contexto das polí­ticas educacionais. Os resultados aferidos a partir do estudo evidenciaram que são significativos os impactos decorrentes das reformas educacionais e das avaliações implementadas no ensino superior sobre o trabalho docente. Além disso, dadas as orientações dos organismos internacionais relacionadas à focalização na educação básica, observa-se uma crescente desresponsabilização do Estado para com o ensino superior, num forte estí­mulo à privatização e mercantilização desse ní­vel de ensino, impactando diretamente sobre o trabalho do professor que, cada vez mais é submetido à lógica exploratória mercadológica do produtivismo acadêmico, com repercussões negativas sobre a saúde docente. Palavras-chave: polí­ticas educacionais; avaliação; trabalho docente na educação superior.

Biografia do Autor

ANTONILDA VASCONCELOS DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre em Educação, na UFPA.

CARLOS JOS‰ DE MELO MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutorando em Educação, pela Unicamp. Professor da UFOPA.

VER”NICA LIMA CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação, pela UFPA. Professora da UFMA.

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Publicado

24-07-2013

Como Citar

BARROS, A. V. D., MOREIRA, C. J. D. M., & CARNEIRO, V. L. (2013). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, A AVALIAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 279–291. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/647

Edição

Seção

Artigos