Formar professores ou produzir resultados? Pacto nacional pela alfabetização na idade certa- PNAIC

Autores

  • César Gerônimo Tello Universidad Nacional de La Plata - UNLP
  • Romilda Teodora Ens Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná-PUCPR
  • Sabrina Plá Sandini Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

O presente estudo tem como objetivo colaborar com a reflexão sobre a formação de professores analisando o documento sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, que busca alcançar a qualidade na educação e assume o compromisso de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, submetendo-se a exigências de organismos internacionais. Diante dos resultados negativos do desempenho escolar dos estudantes, o Brasil, assim como outros paí­ses, identifica como foco do problema, a formação dos professores, no que justifica a implementação do PNAIC. Os documentos dos organismos multilaterais e das reformas educativas, desde a década de 1990 no Brasil, destacam ser a formação de professores, e destes, como protagonistas das reformas educativas, responsáveis pelos resultados na educação. Percebemos que a educação e a formação de professores têm sido o foco de reformas e polí­ticas que, por atenderem à lógica do capitalismo neoliberal, entendem a educação como uma importante estratégia para reprodução econômica e ideológica. Pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho teórico, bibliográfico e reflexivo sustentou o presente estudo, possibilitando novas reflexões sobre a formação de professores a partir do PNAIC, salientando que esta formação conforme proposta nesse documento é uma estratégia alinhada a exigências de organismos internacionais, apenas focadas em metas definidas, muitas dessas expressas em sistemas de rankings, que instigam a competitividade, institucional e profissional, pela geração de bons resultados. Palavras-chave: Formação de professores. Organismos Internacionais. Produção de resultados.

Biografia do Autor

César Gerônimo Tello, Universidad Nacional de La Plata - UNLP

Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magí­ster en Polí­ticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Doctor en Ciencias de la Educación (UNLP). Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Polí­tica Educativa (ReLePe). Director Editorial de la Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Polí­tica Educativa, RETEPE. Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Polí­tica Educativa (NICPE), del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM), del International Group on Comparative Monitoring of the Implementation Policies of the Right to Education, del Grupo de Pesquisa em Sociologí­a da Educação de la Pontificia Universidade Católica Paraná, Brasil, del grupo de pesquisa Polí­ticas Educacionais e Práticas Educativas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, del Equipo de Investigación "Internacionalización de la Educación" del Departamento de Teorí­a e Historia de la Educación y pedagogí­a social de la Universidad de Sevilla. Profesor de las universidades nacionales de La Plata, Tres de Febrero y San Martí­n. Y Director de Investigación y Desarrollo de la Universidad Nacional de Tres de Febrero.

Romilda Teodora Ens, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Polí­ticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Polí­ticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade - Educação (CIERS-ed) Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária - Paraná.

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e Doutoranda em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata - UNLP/Argentina. Participa do Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Amélia - SECAL. Especialista em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência em diferentes ní­veis de ensino e, atualmente é professora colaboradora do curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Paraná.

Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná. Professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atuou em cursos de licenciatura e no mes¬trado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Polí­ticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR). Conta com vasta experiência acadêmica e admi¬nistrativa junto a cursos de graduação e pós nas áreas de Psicologia e Educação. Temáticas de pesquisa: linguagem e educação; representa¬ções sociais e educação; leitura: estratégias e práticas de leitura.

Downloads

Publicado

11-11-2019

Como Citar

Tello, C. G., Ens, R. T., Sandini, S. P., & Pullin, E. M. M. P. (2019). Formar professores ou produzir resultados? Pacto nacional pela alfabetização na idade certa- PNAIC. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 271–299. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6356

Edição

Seção

Temática dezembro