As diferenças entre o dito e o percebido nas polí­ticas de juventude do governo Lula: caso PROUNI e PROJOVEM original em Pernambuco

Autores

  • Ruy de Deus Mello Neto Universidade de São Paulo/Harvard University
  • Mariana Lins de Oliveira Universidade Federal da Paraí­ba/Universidade Federal de Penambuco

Resumo

RESUMO Ao traçar um balanço das polí­ticas públicas destinadas aos jovens brasileiros torna-se particularmente oportuno levar em conta o novo perí­odo polí­tico inaugurado com a eleição de Luí­s Inácio Lula da Silva para a presidência da República em 2003. A partir desse momento, o paí­s passou a conviver com mudanças expressivas nas polí­ticas de juventude que nascem de iniciativas diversificadas e confluem para a construção de um novo paradigma em torno da questão. Partindo deste pressuposto, este artigo pretende tecer uma comparação entre o discurso oficial das atuais "polí­ticas de inclusão de jovens" e a representação que os jovens contemplados dão para as ações vivenciadas no interior do ProUni e do ProJovem. Nos documentos oficiais ambos afirmam obter propostas de inclusão "inovadora" no que se refere ao direito à educação. Assim, buscamos investigar como tais programas se materializam concretamente, a partir das orientações normativas que circulam em uma determinada configuração social. Essas orientações, por sua vez, instituem discursos que servem de base para a adoção de estratégias regulamentadoras da vida dos jovens por parte dos sistemas polí­ticos. Realizamos um total de 12 entrevistas em profundidade junto aos bolsistas dos dois programas, todos na cidade do Recife. Os resultados apontaram certa incorporação do discurso oficial das polí­ticas. Contudo, apresentaram variações nas percepções da noção de juventude, inclusão e de inclusão educacional.

Biografia do Autor

Ruy de Deus Mello Neto, Universidade de São Paulo/Harvard University

Tem vinculo com o doutorado em educação da Universidade de São Paulo (na linha de Estado, sociedade e educação) e atualmente - até setembro de 2013 - está em perí­odo de estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge,MA/EUA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em polí­ticas públicas da educação e sociologia da educação. Trabalha em sua tese de doutorado pesquisando o impacto das recentes polí­ticas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda adotadas no Brasil.

Mariana Lins de Oliveira, Universidade Federal da Paraí­ba/Universidade Federal de Penambuco

Professora Assistente do Departamento de Psicopedagogia, da UFPB. Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Foi professora substituta da UFPE no departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, e atualmente é tutora do curso de Especialização de Gestão de Redes Públicas da UAB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, exclusão, ProJovem, risco, polí­ticas de juventude e polí­tica educacional.

Publicado

28-07-2014

Como Citar

Mello Neto, R. de D., & Oliveira, M. L. de. (2014). As diferenças entre o dito e o percebido nas polí­ticas de juventude do governo Lula: caso PROUNI e PROJOVEM original em Pernambuco. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 212–230. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/631

Edição

Seção

Artigos