As diferenças entre o dito e o percebido nas políticas de juventude do governo Lula: caso PROUNI e PROJOVEM original em Pernambuco
Resumo
RESUMO Ao traçar um balanço das políticas públicas destinadas aos jovens brasileiros torna-se particularmente oportuno levar em conta o novo período político inaugurado com a eleição de Luís Inácio Lula da Silva para a presidência da República em 2003. A partir desse momento, o país passou a conviver com mudanças expressivas nas políticas de juventude que nascem de iniciativas diversificadas e confluem para a construção de um novo paradigma em torno da questão. Partindo deste pressuposto, este artigo pretende tecer uma comparação entre o discurso oficial das atuais "políticas de inclusão de jovens" e a representação que os jovens contemplados dão para as ações vivenciadas no interior do ProUni e do ProJovem. Nos documentos oficiais ambos afirmam obter propostas de inclusão "inovadora" no que se refere ao direito à educação. Assim, buscamos investigar como tais programas se materializam concretamente, a partir das orientações normativas que circulam em uma determinada configuração social. Essas orientações, por sua vez, instituem discursos que servem de base para a adoção de estratégias regulamentadoras da vida dos jovens por parte dos sistemas políticos. Realizamos um total de 12 entrevistas em profundidade junto aos bolsistas dos dois programas, todos na cidade do Recife. Os resultados apontaram certa incorporação do discurso oficial das políticas. Contudo, apresentaram variações nas percepções da noção de juventude, inclusão e de inclusão educacional.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
Mello Neto, R. de D., & Oliveira, M. L. de. (2014). As diferenças entre o dito e o percebido nas políticas de juventude do governo Lula: caso PROUNI e PROJOVEM original em Pernambuco. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 212–230. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/631
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Seção
Artigos