Grafismo corporal indí­gena: tecendo memórias Tucuns

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Joselma Ferreira Lima e Silva Instituto Federal do Piauí­-Campus Piripiri
  • Edith Maria Batista Ferreira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Objetivou-se compreender o costume da grafia corporal e seus significados sob a percepção dos í­ndios Tucuns de Piripiri, Piauí­. Ancorado na História Cultural, utilizou-se o campo metodológico da História Oral e desenvolveu-se um estudo qualitativo a partir de registros orais e visuais dos elementos do grafismo indí­gena da comunidade dos Tucuns (2016-2017). Constataram-se apenas 18 grafismos, pois a transmissão da memória por meio dessa linguagem está em retraimento no povo Tucum. Na análise dos grafismos, emergiram quatro categorias: estado civil, com cinco grafismos, os quais indicavam compromisso conjugal ou sua ausência; ritos, com oito grafismos, que figuravam celebrações; elementos da natureza, com quatro grafismos, os quais representavam animais - peixe, borboleta, águia - e matas; e aldeia, com apenas um grafismo, o qual presumia a moradia. Os significados atribuí­dos às imagens diziam respeito aos costumes e à identidade singular dos Tucuns, que estavam sendo relegados ao esquecimento, carecendo de maior valorização social. Palavras-chave: Grafismo indí­gena. Memória. Costume. História Oral.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraí­ba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Polí­ticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Lí­der do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE) e coordenadora de área do PIBID/Pedagogia/UECE.

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal do Piauí­-Campus Piripiri

Doutoranda em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFPB). Especialista em Psicologia Aplicada í  Educação (URCA). Professora/Pedagoga no Instituto Federal do Piauí­-Campus Piripiri (IFPI).

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFMA). Especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes-SP). Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

28-02-2020

Como Citar

Fialho, L. M. F., Lima e Silva, J. F., & Ferreira, E. M. B. (2020). Grafismo corporal indí­gena: tecendo memórias Tucuns. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 213–237. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6301

Edição

Seção

Seção temática