Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura auto formativa em rede, com a rede, na rede

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle
  • Juliana Aquino Machado Universidade La Salle

Resumo

O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento do Projeto Saberes em Diálogo, no municí­pio de Canoas/RS. Tem por objetivo principal refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizou-se de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possí­vel destacar dois elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo, traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos. Palavras-chave: Cultura autoformativa. Formação continuada de professores. Professor intelectual.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Dr. Em EducaçãoProfessor do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia do Unilasalle/Canoas. Pesquisador CNPq.

Juliana Aquino Machado, Universidade La Salle

Mestre em Educação, Professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas, assessora Pedagógica da Diretoria de Formação, Pesquisas e Projetos.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Silva, G. F. da, & Machado, J. A. (2020). Formação continuada de professores: intelectuais na docência criando cultura auto formativa em rede, com a rede, na rede. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 180–200. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6090

Edição

Seção

Artigos