Trabalho docente e manifestações sindicais: conflito e resistência

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira UFMG
  • Savana Diniz Gomes Melo UFMG

Resumo

Este artigo discute algumas tendências concernentes à natureza e ao significado dos conflitos docentes ocorridos no Brasil entre os anos de 1998 e 2003, a partir de suas manifestações acolhidas ou preconizadas pelos sindicatos. Procura-se identificar e analisar os conflitos manifestos no perí­odo, desenvolver reflexão sobre a especificidade do trabalho docente e apresentar alguns aportes teóricos para ampliar a compreensão desses fenômenos. Como resultado, buscou-se quantificar e qualificar os conflitos, identificando os protagonistas e analisando a principal motivação desses, seus desenlaces e as vitórias obtidas. Conclui-se que o trabalho pedagógico vem sendo reestruturado nos últimos anos, em decorrência das reformas educacionais empreendidas, o que pode estar dando lugar a novos problemas, conflitos e resistências, como expressão da insatisfação dos docentes. Palavras-chaves: Trabalho docente. Conflito docente. Polí­tica educacional. América Latina.

Publicado

12-11-2018

Como Citar

Oliveira, D. A., & Melo, S. D. G. (2018). Trabalho docente e manifestações sindicais: conflito e resistência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 3(6), 139–157. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5937

Edição

Seção

Artigos