Autoria continuada no modelo CEDERJ

Autores

  • Leonardo Villela de Castro UNIRIO
  • Anelize Reynoso UNIRIO
  • Thais Atty UNIRIO
  • Larissa Correia UNIRIO

Resumo

Este artigo procura discutir a questão da autoria na Educação a Distância no modelo do consórcio CEDERJ, de acordo com uma pesquisa que analisou pontos de vista dos sujeitos envolvidos no modelo - coordenadores de disciplina e professores-tutores à distância, especificamente. Com base nas respostas desses sujeitos, discutiremos algumas práticas do que denominamos de autoria continuada, fundamentados pela concepção de polidocência defendida por Mill (2010), bem como outros autores, como Santos (2009), Levy (2003) e Silva (2000). Os professores responderam a questionários enviados por email e nós, para efeito deste texto, consideramos apenas as que tratam do processo de autoria, entendida aqui como interferência direta no processo de ensinoaprendizagem através de disponibilização de conteúdo para o estudo dos alunos. As análises dessas respostas foram realizadas através do cruzamento das respostas dos professores das duas categorias diferentes. Concluí­mos que a autoria continuada é uma realidade nesse curso e a consideramos válida para outros cursos do consórcio CEDERJ que adotam o mesmo modelo de docência para a EAD. Entendemos esta forma como uma formulação intermediária entre a autoria prévia e fechada e a autoria múltipla e dinâmica possibilitada pela cibercultura. Palavras-chave: Autoria. Polidocência. EAD. Funções Docentes.

Biografia do Autor

Leonardo Villela de Castro, UNIRIO

Graduado em Pedagogia pela UERJ em 1988, Mestre em Educação pela UERJ em 1996 e Doutor em Educação pela UFRJ, em 2015.

Publicado

15-02-2019

Como Citar

Castro, L. V. de, Reynoso, A., Atty, T., & Correia, L. (2019). Autoria continuada no modelo CEDERJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 261–275. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5899

Edição

Seção

Artigos