Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line
Resumo
O presente artigo caracteriza-se como um ensaio teórico sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais, com vistas à proposição de uma aprendizagem on-line que seja significativa aos sujeitos sociais inseridos nos processos formativos da contemporaneidade. Nesse movimento, o texto advoga em favor de uma abordagem de aprendizagem que se ampara no intertexto, na polifonia, na busca de entendimento mútuo e na consideração das circunstâncias sociais e históricas dos sujeitos sociais em formação. Busca-se evidenciar, nos fundamentos ontológicos, a perspectiva dialógica, como premissa de uma aprendizagem on-line amparada nas características acima apontadas. Para tanto, o texto propõe-se a apresentar a premissa dialógica em um caráter transversal, cotejando, na perspectiva ontológica, como o conceito de dialogia é abordado por Bakhtin, Habermas e Freire. No que diz respeito aos fundamentos epistemológicos, o presente ensaio sinaliza a fecundidade do princípio dialógico da teoria da complexidade de Morin e da perspectiva interacionista presente na abordagem histórico-cultural de Vygotstky e na epistemologia genética construtivista de Piaget. O intento é que a reflexão sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais possa contribuir para a efetivação de uma aprendizagem on-line que se coaduna com os princípios e pressupostos da educação de qualidade social. Palavras-chave: Educação. Aprendizagem on-line. Fundamentos ontológicos. Fundamentos Epistemológicos. Abstract The present article is characterized as a theoretical essay on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments, in order to propose an online learning that is meaningful to the social subjects inserted in the formative processes of contemporaneity. In this movement, the text advocates a learning approach that relies on intertexts, polyphony, the search for mutual understanding and consideration of the social and historical circumstances of the social subjects in formation. In the ontological foundations, the aim is to demonstrate the dialogical perspective, as a premise of an online learning based on the characteristics mentioned above. To do so, the text proposes to present the dialogical premise in a transversal character, comparing, in the ontological perspective, how the concept of dialogism is approached by Bakhtin, Habermas and Freire. As far as epistemological foundations are concerned, this essay signals the fertility of the dialogical principle of Morin's complexity theory and of the interactionist perspective presented in Vygotstky's historical-cultural approach and Piaget's constructivist genetic epistemology. The intention is that the reflection on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments can contribute to the effectiveness of an online learning that is in line with the principles and presuppositions of social quality education. Keywords: Education. Online learning. Ontological foundations. Epistemological Foundations.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.