Quí­mica além do átomo: concepções de graduandos em quí­mica sobre gênero e sexualidade

Autores

  • Danilo Gustavo Rodrigues Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Araújo Sá Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Os PCNs incluem as temáticas de gênero e sexualidade no currí­culo formal como temas transversais, entretanto, a BNCC traz uma perspectiva conservadora. Essa divergência restringe a democracia e viola os direitos humanos. Nesse cenário, gênero e sexualidade, precisam ser debatidos nas instituições educacionais em uma perspectiva pós-estruturalista. Assim, o presente estudo teve como objetivo: investigar como o gênero e a sexualidade foram abordados no currí­culo formal e quais as concepções sobre as temáticas em foco, dos licenciandos em Quí­mica, no Agreste pernambucano. No caminho metodológico, utilizou-se para coleta dos dados: questionários, entrevistas e análise documental; e como técnica para análise dos dados, a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que alguns componentes curriculares permitem sintonia com concepções de gênero e sexualidade como construções culturais. Entretanto, os licenciandos se julgam inseguros para problematizarem essas temáticas na escola, resultando na perpetuação de uma visão essencialista dessas temáticas na Educação Básica. Palavras-chave: Currí­culo. Gênero. Quí­mica-Licenciatura. Sexualidade.

Biografia do Autor

Danilo Gustavo Rodrigues Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Quí­mica, Mestrado em Bioquí­mica e Doutorando em Quí­mica pela UFPE. Departamento de Quí­mica Fundamental. Área: Ensino de Quí­mica e Quí­mica Orgânica.

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1993); Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente/CAA. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). É lí­der do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades e vice-lí­der do grupo de pesquisa: Diversiones - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade ambos os grupos da - UFPE; é integrante dos grupos de pesquisa: Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades - UFPE e do grupo Laboratório de Estudos Antropológicos - UFPE. Tem experiência no campo da Educação e Sociologia com ênfase nas discussões sobre inclusão e exclusão social, interculturalidade e diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Educação, Polí­ticas Educacionais, Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de Trabalho 11 - Gênero, Homens e Masculinidades, da REDOR (Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero); Coordenador do Eixo Temático 06: Gênero, Sexualidade e Educação, do EPEPE (Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - FUNDAJ/UFRPE)

Roberto Araújo Sá, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Núcleo de Formação Docente Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM

Downloads

Publicado

16-10-2020

Como Citar

Silva, D. G. R., Miranda, M. H. G. de, & Sá, R. A. (2020). Quí­mica além do átomo: concepções de graduandos em quí­mica sobre gênero e sexualidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 378–401. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5764

Edição

Seção

Artigos