Química além do átomo: concepções de graduandos em química sobre gênero e sexualidade
Resumo
Os PCNs incluem as temáticas de gênero e sexualidade no currículo formal como temas transversais, entretanto, a BNCC traz uma perspectiva conservadora. Essa divergência restringe a democracia e viola os direitos humanos. Nesse cenário, gênero e sexualidade, precisam ser debatidos nas instituições educacionais em uma perspectiva pós-estruturalista. Assim, o presente estudo teve como objetivo: investigar como o gênero e a sexualidade foram abordados no currículo formal e quais as concepções sobre as temáticas em foco, dos licenciandos em Química, no Agreste pernambucano. No caminho metodológico, utilizou-se para coleta dos dados: questionários, entrevistas e análise documental; e como técnica para análise dos dados, a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que alguns componentes curriculares permitem sintonia com concepções de gênero e sexualidade como construções culturais. Entretanto, os licenciandos se julgam inseguros para problematizarem essas temáticas na escola, resultando na perpetuação de uma visão essencialista dessas temáticas na Educação Básica. Palavras-chave: Currículo. Gênero. Química-Licenciatura. Sexualidade.Downloads
Publicado
16-10-2020
Como Citar
Silva, D. G. R., Miranda, M. H. G. de, & Sá, R. A. (2020). Química além do átomo: concepções de graduandos em química sobre gênero e sexualidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 378–401. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5764
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Artigos