Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A metodologia se constituiu de uma análise qualitativa tomando por base o referencial teórico que trata sobre os saberes docentes estabelecendo relações com a formação docente, dentre eles: Tardif (2002), Pimenta (1999), Freire (1996) Saviani (1987), Alarcão (2010). Utilizamos para coleta de dados, a entrevista semiestruturada, o que possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisador e os sujeitos investigados. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral, professores das disciplinas específicas, alunos do oitavo e do nono período do curso. Os resultados mostram que o professor durante o exercício da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no seu fazer diário; que o saber dos professores é compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio trabalho, conhecimentos de um saber-fazer bastante diverso, proveniente de fontes variadas e, provavelmente, de natureza diferente. Palavras-chave: Educação Superior. Saberes da Docência. Formação de Professores.Downloads
Publicado
21-08-2014
Como Citar
Correia, J. C., & de Moraes, L. C. S. (2014). Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e os saberes da docência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 105–124. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/566
Edição
Seção
Artigos