Análise de interações de estudantes do Ensino Médio em chats

Autores

  • Marcelo A. Bairral UFRRJ
  • Arthur B. Powell Rutgers University
  • Gilmar T. dos Santos

Resumo

A Internet ampliou nossas possibilidades de comunicação e de intercâmbios em geral. No entanto, sua utilização com a finalidade de promover o aprendizado matemático ainda é escassa. Além de implementarmos cursos a distância, pensamos que a construção de procedimentos para a análise do aprendizado também se faz necessária. Neste artigo analisamos qualitativamente interações de estudantes do Ensino Médio em bate-papos. O estudo apresenta contribuições metodológicas e indica estratégias de motivação que podem ser pensadas para os ambientes virtuais. Dentre elas, a proposição de atividades variadas e a ampliação de elementos discursivos nos Chat, que ainda constitui um espaço fundamentalmente escrito. A investigação também sublinha o papel do formador neste tipo de dinâmica. Palavras-chave: Interações. Chat. Estudantes. Ensino Médio. Matemática.

Publicado

23-08-2018

Como Citar

Bairral, M. A., Powell, A. B., & Santos, G. T. dos. (2018). Análise de interações de estudantes do Ensino Médio em chats. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 4(7), 113–138. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5533

Edição

Seção

Artigos