Desenho: instrumento para análise das concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti no ensino de Ciências

Autores

  • Kátia Cilene Alves Borges Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carla Busato Zandavalli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vera de Mattos Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, de uma instituição pública federal, relativa a uma sequência didática sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti. O artigo retrata o desenvolvimento de uma atividade ocorrida na disciplina de ciências, ofertada para anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar os conhecimentos espontâneos de estudantes sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti por meio de desenhos. O tema é de relevância para a comunidade escolar pois já vem sendo atingida por epidemias de dengue. A proposição da sequência observa a concepção sócio-histórica de Vygotsky, e a proposição dos desenhos foi a primeira atividade realizada na sequência, acompanhada por questões sobre o vetor. Os desenhos foram analisados por meio da análise categorial de Bardin (2016). Foi observado que nos desenhos da maioria dos estudantes (77%) há clareza sobre, ao menos, duas fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, demonstrando a validade de campanhas educativas de âmbito não formal e que favorecem a aprendizagem de outros conteúdos sobre esse vetor. Por fim, o presente estudo confirma a potencialidade do desenho como importante meio de representação simbólica e expressão de ideias, bem como a importância dos conhecimentos espontâneos dos estudantes para a organização do trabalho didático do(a) professor(a) de Ciências. Palavras-chaves: Aedes aegypti. Conhecimentos espontâneos. Desenhos. Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Kátia Cilene Alves Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Metodologia e Docência do Ensino Superior/UCAM-RJ, especialização em Gestão, Coordenação, Orientação e Supervisão Escolar/Liberalimes-MS, mestrado em Ensino de Ciências/UFMS. Atualmente atua como professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS

Carla Busato Zandavalli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artí­stica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas í  educação, educação a distância. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Universitas/Br (UFRGS), Polí­ticas Públicas de Educação (UFMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Aberta e a Distância (UFMS). Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFMS.

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente efetiva da UFMS, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC/INFI e Pós-graduação Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - PPEC/INFI. Atua como pesquisadora nas linhas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Didática das Ciências e no Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq. Pertence a equipe de gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência ? PIBID/UFMS.Desenvolve projeto de pesquisa sobre formação de professores de Ciências da Natureza, com fomento pela FUNDECT/MS. Diretora da Regional 1 (MS/MT/SP) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Sbenbio - para perí­odo de 2017 a 2019.

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

Borges, K. C. A., Zandavalli, C. B., & Machado, V. de M. (2020). Desenho: instrumento para análise das concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti no ensino de Ciências. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 460–477. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5473

Edição

Seção

Artigos