Desenho: instrumento para análise das concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti no ensino de Ciências
Resumo
Este estudo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, de uma instituição pública federal, relativa a uma sequência didática sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti. O artigo retrata o desenvolvimento de uma atividade ocorrida na disciplina de ciências, ofertada para anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de analisar os conhecimentos espontâneos de estudantes sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti por meio de desenhos. O tema é de relevância para a comunidade escolar pois já vem sendo atingida por epidemias de dengue. A proposição da sequência observa a concepção sócio-histórica de Vygotsky, e a proposição dos desenhos foi a primeira atividade realizada na sequência, acompanhada por questões sobre o vetor. Os desenhos foram analisados por meio da análise categorial de Bardin (2016). Foi observado que nos desenhos da maioria dos estudantes (77%) há clareza sobre, ao menos, duas fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, demonstrando a validade de campanhas educativas de âmbito não formal e que favorecem a aprendizagem de outros conteúdos sobre esse vetor. Por fim, o presente estudo confirma a potencialidade do desenho como importante meio de representação simbólica e expressão de ideias, bem como a importância dos conhecimentos espontâneos dos estudantes para a organização do trabalho didático do(a) professor(a) de Ciências. Palavras-chaves: Aedes aegypti. Conhecimentos espontâneos. Desenhos. Ensino de Ciências.Downloads
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