A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de si
Resumo
Este artigo analisa os efeitos da produção e veiculação de narrativas digitais de aprendizagem produzidas por mestrandos(as) em uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências de uma universidade pública brasileira buscando indícios de constituição/assunção da "função autor" (FOUCAULT, 1992). O percurso metodológico de recolha de dados compreendeu o acompanhamento da disciplina, que se estruturou a partir de encontros presenciais e atividades realizadas em ambiente virtual, e a realização de dois grupos focais com os sujeitos da investigação. As análises dos dados tiveram como inspiração a Análise de Discurso de linha francesa e utilizaram o software NVivo como suporte para a composição do corpus. O estudo indica que as narrativas digitais de aprendizagem podem se apresentar como lugares de constituição e experimentação da autoria. O processo de constituição de autoria pelos sujeitos foi percebido nas construções narrativas e nos discursos dos(as) mestrandos(as) produzidos em outros contextos enunciativos a partir do desenvolvimento de algumas condições: fruição, exposição, relação com a alteridade, responsabilidade e reconhecimento. As possibilidades discursivo-narrativas abertas pelas múltiplas linguagens das mídias digitais nas narrativas foram elementos importantes nesse processo. As características autobiográficas das narrativas digitais de aprendizagem também contribuíram para o exercício autoral e para a percepção dos sujeitos sobre seu próprio percurso de aprendizagem e formação. Palavras-chave: Narrativas Digitais, Formação de Professores, Autoria, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Abstract This paper analyzes the effects of the production and dissemination of digital storytelling produced by masters students in a course of a Graduate Program in Science Teaching of a Brazilian public university seeking indications of constitution/assumption of the "author function" (FOUCAULT, 1992). The methodological path of data collection included the monitoring of the course, which was structured based on face-to-face meetings and activities carried out in a virtual environment, and the realization of two focus groups with the research subjects. The data analyzes were inspired by discourse analysis of French origin and used the NVivo software as support for the composition of the corpus. The study indicates that digital learning storytelling may present themselves as places of constitution and experimentation of authorship. The process of authoring by the subjects was perceived in the storytelling constructions and in the discourses of the production of masters student in other enunciative contexts based on the development of some conditions: fruition, exposure, relationship with alterity, responsibility and recognition. The discursive-narrative possibilities opened up by the multiple languages of the digital media on storytelling were important elements in this process. The autobiographical characteristics of digital learning storytelling also contributed to the author's exercise and to the subjects' perception of their own learning and training course Keywords: Digital Storytelling, Teacher training, Authorship, Information and Communication Technologies (ICT).Downloads
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