Revisão integrativa: principais referências sobre a docência na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Tatiana Das Merces Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Marcelo Lima Universidade do Espí­rito Santo

Resumo

Este trabalho expõe resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica-documental realizada em ní­vel de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espí­rito Santo, cujo objetivo foi identificar e sintetizar as principais bibliografias, publicadas entre os anos de 2013 e 2016, que versam sobre o tema da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para a coleta dos dados, no primeiro semestre de 2017, foram elaborados três descritores: I) docente na EPT, II) trabalho docente na EPT e III) formação docente na EPT; os quais foram pesquisados em oito bases de dados, entre elas destacam a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes). A partir da revisão integrativa, foi possí­vel identificar 72 trabalhos, mas, dentre eles, apenas 33 (45,83%) dialogaram diretamente com o tema em tela. Esses resultados permitem compreender que, embora nos últimos anos tenha crescido o número de pesquisas sobre a docência na EPT, esta temática ainda carece de mais estudos e investigações aprofundadas. Os trabalhos encontrados, cada qual com sua singularidade, contribuem para a reflexão sobre a docência na EPT, permitindo ao pesquisador uma aproximação com a problemática que se deseja investigar, bem como a compreensão da evolução do tema de pesquisa ao longo dos anos, traçando as lacunas nesses estudos e identificando o que se precisa aprofundar ou explorar em pesquisas futuras. Palavras-chave: Docência. Revisão Integrativa. Educação Profissional.

Biografia do Autor

Tatiana Das Merces, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES), especializada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), graduada em Letras Português e Literatura Portuguesa pela UFES e em pedagogia pela Universidade de Franca.

Marcelo Lima, Universidade do Espí­rito Santo

Possui pós-doutorando em historiografia da Educação Profissional (UFF), doutorado em Educação (UFF), mestrado em Educação (UFES) e graduação em Pedagogia(UFES). É professor adjunto IV do DEPS-CE-UFES, Membro do PPGE-UFES na linha de pesquisa "formação humana e polí­ticas públicas". Estuda o Ensino Médio e a Educação Profissional no Espí­rito Santo e no Brasil.

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

Merces, T. D., & Lima, M. (2020). Revisão integrativa: principais referências sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 464–483. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5386

Edição

Seção

Revisão de literatura