Revisão integrativa: principais referências sobre a docência na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210050Resumo
Este trabalho expõe resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica-documental realizada em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo foi identificar e sintetizar as principais bibliografias, publicadas entre os anos de 2013 e 2016, que versam sobre o tema da docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para a coleta dos dados, no primeiro semestre de 2017, foram elaborados três descritores: I) docente na EPT, II) trabalho docente na EPT e III) formação docente na EPT; os quais foram pesquisados em oito bases de dados, entre elas destacam a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir da revisão integrativa, foi possível identificar 72 trabalhos, mas, dentre eles, apenas 33 (45,83%) dialogaram diretamente com o tema em tela. Esses resultados permitem compreender que, embora nos últimos anos tenha crescido o número de pesquisas sobre a docência na EPT, esta temática ainda carece de mais estudos e investigações aprofundadas. Os trabalhos encontrados, cada qual com sua singularidade, contribuem para a reflexão sobre a docência na EPT, permitindo ao pesquisador uma aproximação com a problemática que se deseja investigar, bem como a compreensão da evolução do tema de pesquisa ao longo dos anos, traçando as lacunas nesses estudos e identificando o que se precisa aprofundar ou explorar em pesquisas futuras. Palavras-chave: Docência. Revisão Integrativa. Educação Profissional.Downloads
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